quarta-feira, 23 de março de 2011

Cadeiras da Câmara Municipal:

                   Chamam isto de  representatividade ?


Esses partidos nanicos não possuem visibilidade e muitas vezes não passam de um partido de uma só pessoa, servindo no fundo, como escambo e negociatas de horário na TV e rádio. 

 
Os chamados “partidos nanicos” de Araçatuba, estão se movimentando e pressionando o presidente da Câmara Municipal, Cido Saraiva, para que este coloque em plenário a discussão sobre o número de cadeiras dos vereadores, hoje doze. Alguns defendem a ampliação para até 21 conforme determina a PEC dos Vereadores aprovada em 2008 pelo Congresso Nacional, em mais um desserviço ao país. O presidente da edilidade araçatubense está tendo um comportamento discreto e responsável, da mesma forma que se posicionou em relação ao reajuste dos subsídios dos vereadores, discutido no início desta legislatura. Cido Saraiva e muitos dos atuais vereadores sabem da inoportunidade de se discutir um assunto deste que de antemão já se sabe que a população como um todo se coloca contrária. Como em 2012 temos eleição municipal, Cido Saraiva e seus pares não querem desgastar ainda mais a péssima imagem que os políticos de uma maneira geral possuem junto a opinião pública.
Na verdade, esses partidos nanicos – PMN, PSL, PTC, PTN, PSC, PHS, PRTB, PTdoB e seus similares deveriam ser sumariamente extintos se fosse feita uma reforma política decente e honesta que atendesse ao clamor popular. Contudo no Brasil sabemos que interesses inconfessáveis e nada republicanos imperam na hora de se aprovar alguma lei em Brasilia, ficando sempre em segundo lugar o interesse da população.  Esses partidos servem só para atrapalhar o processo eleitoral. Ocupam valiosos segundos na campanha no rádio e TV e justamente por isso existem, para servirem de moeda de troca, de escambo nas composições e coligações partidárias. Ninguém suporta mais a nefasta figura de políticos inescrupulosos que usam e abusam dessa prerrogativa. Ver a cara de Eymael, Zé Maria, Levy Fidélis, Rui Costa Pimenta e outros cretinos que se candidatam há anos  em todas as eleições, certos de que não vão ganhar, mas insistem em aborrecer o eleitor com promessas vãs, mentirosas, medíocres e estúpidas.
Os pequenos partidos não têm representatividade real, palpável. São partidos de uma só pessoa. Em Araçatuba, Rivaldo Casagrande, um dos que pressionam o legislativo é um exemplo. Em 2008 no pleito eleitoral não teve sequer 500 votos. Chama isto de representatividade?! Mas graças aos conchavos e acordos  ganhou um emprego no serviço de trânsito da cidade. Este é só um exemplo do que realmente acontece. Essas pseudo-agremiações representam uma meia dúzia de pretensos cabos eleitorais, usados como massa de manobra pelos partidos maiores. Muitos desses políticos talvez nunca sequer leram ou conhecem o programa, o estatuto do partido. Como explicar que o PMN por exemplo, nestas eleições passadas apoiou Serra e na Câmara de Araçatuba, o Prof. Cláudio se posiciona a favor do prefeito e do PT enquanto o vereador Platibanda, do mesmo PMN se coloca contra o governo Cido Sério!  Será que estes dois vereadores se reúnem costumeiramente na mesma sala para discutirem os rumos, os interesses do partido que afirmam representar ?! 
A Câmara Municipal de Araçatuba não tem espaço físico para ampliar e acomodar novos vereadores. Aqueles que defendem a ampliação das cadeiras alegam que não haverá despesas. Quem pagará as reformas para ampliar os gabinetes? E os móveis, computadores e equipamentos?! E os novos assessores?!! O presidente Cido Saraiva poderá entrar para a história política de Araçatuba se manter esta posição de não aumentar o número de cadeiras. Prestará relevante serviço à cidade agindo com grandeza, com nobreza na legítima defesa do interesse público. Terá sem dúvida toda a população ao seu lado nesta luta que visa preservar o respeito e a manutenção do numero atual de cadeiras desta legislatura. A cidade despreza e não deseja criar mais espaço para políticos inexpressivos e sem representatividade já desprezados nas urnas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário