quinta-feira, 15 de novembro de 2018

TIEZA PRESIDIRÁ A CÂMARA!

 A vereadora Tieza presidirá a  Câmara !
Foi batido o martelo e não se fala mais nisso! Sim, está decidido que a vereadora hoje licenciada da Câmara Municipal, Tieza Marques, retornará à sua cadeira, disputará a eleição da Mesa Diretora e, com as bênçãos ungidas pelo prefeito Dilador Borges, se tornará a presidente do poder legislativo municipal à partir de dezembro próximo. Apesar dos fortes rumores de que os vereadores Dunga, Jaime, Papinha e o Dr. Salatino vão disputar o pleito, a situação real é esta ─ por enquanto, a única candidatura possível à enfrentar Tieza, será a do Dr. Flávio Salatino. O grupo que hoje dá sustentação política, a bancada “DilaFlor”, tal qual bois indo pro matadouro, vão votar em Tieza, afinal, esses vereadores possuem “compromissos” com o prefeito e este é que tem a chave do cofre e a caneta do diário oficial, pode tudo, ou quase tudo! Já está sacramentada a vitória de Tieza e, para desgosto do vereador Arlindo Araújo, a câmara voltará a ser o “puxadinho da prefeitura”. Neste curto período da presidência do vereador Papinha, o legislativo teve uma leve independência nas votações que nem sempre foram à gosto do gabinete do prefeito. É bom lembrar a votação do reajuste do IPTU, em que o prefeito queria impor um valor de quase 45%. Papinha, contrariando a vontade do prefeito convocou uma audiência pública que desaguou na vertiginosa queda pra 9,39%.

Agora Dilador Borges dá o troco e não garante a reeleição de Papinha. Prefere ter na presidência, uma tucana de alta plumagem, capaz de se dobrar e atender todos os gostos e caprichos do alcaide. A eleição da Tieza passa por um gargalo, a escolha de um Líder do prefeito capaz de conduzir e ter liderança sobre a bancada. Primeiro Dilador escolheu o Dr. Alceu, mas durou poucos meses na função, como era previsto. Veio Jaime que apesar de ser exageradamente didático, teórico e conhecedor do regimento e das leis, não tem poder nem exerce uma liderança de fato, sendo muitas vezes desautorizado por seus liderados, gerando atritos e desconfortos como ocorreu semana passado quando Jaime bateu boca de forma dura com o tal vereador da “cambada”. O Líder perfeito eu cairia como uma luva ao desejo do prefeito, seria o vereador Cláudio Henrique, profundo conhecedor das leis, do regimento, do funcionamento não só do legislativo como também da máquina do executivo posto que já foi secretário da Educação e de Governo. Mas os tucanos que rodeiam o ninho do prefeito, torcem o bico e não escondem que não gostam o vereador Cláudio, além de parte da bancada também impor restrições.

Resolvida a eleição da Mesa, com a escolha da Tieza, que inclusive declarou à imprensa “ter obrigação de disputar a eleição”, resta ao prefeito desatar o nó na escolha de seu novo Líder para os últimos 2 anos de mandato. É certo com o sol vai nascer amanhã, que Tieza já conta com 99% de certeza de possuir 8 votos, incluindo o seu, para sua sagração. Podemos até adiantar os nomes dos vereadores que certamente votarão na candidata apontada pelo “Palácio da Rodoviária” ─ Dunga, Beatriz, Cláudio Henrique, Batata, Dr. Jaime, Dr. Alceu, o da “Cambada” e a própria Tieza. Se Papinha insistir e manter sua candidatura sofrerá um revés terrível, ao dividir os 7 votos restantes com o Dr. Salatino. Coisas as política. A tão decantada independência entre os poderes mais uma vez afundará diante dos interesses pessoais dos vereadores. O prefeito com um poder de convencimento único, manipulará os votos de acordo com seu interesse e, os vereadores presos à compromissos anteriormente assumidos, não faltarão ao chamamento para votar em Tieza Marques. Quem viver verá! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário