domingo, 20 de maio de 2018

QUANDO O CRIME COMPENSA:

Denunciado por fraude, Carlos Farias "vira" assessor do prefeito de Birigui!
Carlos Farias e o prefeito de Birigui, Cristiano Salmeirão (Foto: site Araçatuba e Região). 
O prefeito de Birigui, Cristiano Salmeirão (PTB), ao que tudo indica, nomeou para ocupar o cargo de “Assessor Técnico”, o ex-secretário de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho no governo Cido Sério (ex-PT), Carlos Farias, na Prefeitura de Araçatuba. Farias, responde junto com o próprio Cido Sério (hoje PRB), e mais 15 pessoas à um rumoroso processo por fraude em licitações que atinge cerca de R$ 432 Milhões! Este processo (nº. 0001773-82.2014.4.03.6107), foi aberto pelo MPF – Ministério Público Federal em 2014 onde o promotor Paulo de Tarso Garcia Astolphi acusa Cido Sério, seus ex-secretários Carlos Farias, Evandro Silva, Ederson Silva entre outros, de participarem de fraudes que causaram um gigantesco prejuízo à estatal TRANSPETRO, subsidiária da Petrobrás, cujo presidente na época, Sérgio Machado, é alvo na Operação Lava-Jato. O processo se arrasta, tendo já sido enviado para o Rio de Janeiro, sede da Petrobrás, depois para o STJ em Brasília e retornou à Araçatuba onde jaz na lª. Vara Federal. No entanto, a participação de Carlos Farias vai além desse processo em si. Farias era (ou é) presidente de uma entidade quase fantasma, a COOPERHIDRO, criada por ele nos anos 90 com a finalidade de explorar o transporte e armazenamento na incipiente hidrovia Tietê-Paraná.

Carlos Farias, durante o governo de Domingos Andorfato, conseguiu com aprovação da Câmara de Vereadores, a “doação por Comodato”, de uma imensa área pública ao lado do Rio Tietê ( cerca de 41,2 mil metros quadrados), onde ele pretendia erguer barracões, galpões, destinados ao funcionamento de uma espécie de porto intermodal. Ele antevia que a hidrovia Tietê-Paraná iria trazer grandes benefícios para o transporte de grãos, cana e etanol. Mas, o sonho não saiu do papel. A lei aprovada pelos vereadores e sancionada pelo prefeito à época, previa entre outras coisas, que caso, a empresa COOPERHIDRO, não iniciasse a construção dos propalados prédios e os concluísse em 36 meses, a área doada deveria ser devolvida ao poder do Município. Espertamente e cheio de “boas intenções”, Carlos Farias nunca colocou um tijolo sequer no local e, quedou-se silente. Se fingiu de morto. O tempo passou, mudou-se os vereadores, prefeitos se sucederam e o assunto caiu no esquecimento. A tal COOPERHIDRO não devolveu o terreno pertencente ao patrimônio público e Carlos Farias, ficou quase 20 anos na posse indevida do imóvel.

Farias, segundo se sabe, era servidor municipal lotado na Zoonose da prefeitura. Mas, muito esperto, bom de conversa e cheio de boas relações políticas, conseguiu ser nomeado secretário municipal pelo ex-prefeito Jorge Maluly Neto e nunca mais deixou os altos escalões do poder municipal. Eleito em 2008, Cido Sério, enxergou nele, qualidades e virtudes mantendo-o como secretário municipal. Que, à exemplo de outros servidores municipais prestigiados, tem acesso à muitas informações privilegiadas, valiosas. Assim, logo no início de seu governo, Dilma vem à Araçatuba em meio ao grande carnaval da corrupção montado pelo PT, lançar as bases do grandioso empreendimento, a “menina dos olhos” de Cido Sério, a “jóia” da coroa de Lula, Estaleiro Tietê. Lula prometia a geração de milhares de empregos, a construção de barcaças para a Petrobrás. Tudo encenação de uma ópera bufa, um enorme duto para escoar milhões e milhões da corrupção petista, como ficou demonstrado depois nas delações do próprio Sérgio Machado, na Operação Lava-Jato. Ciente de informações privilegiadas, Carlos Farias, corre e age à sorrelfa, às escuras e entra em cena.

Estando na posse da imensa área que ele legalmente deveria ter devolvido ao próprio municipal, oferece aos dirigentes da espelunca chamada “Estaleiro Tietê”, o aluguel para a implantação do famigerado projeto. Cobra inicialmente R$ 5.000,00 de aluguel mensal depois dobra esse valor. Ninguém sabe para onde essa dinheirama foi. Para os cofres públicos, nenhum centavo. Só em 2013, o prefeito Cido Sério recebe o tal terreno de volta e faz nova doação, desta feita para a empresa Estaleiro Tietê, diretamente. Estoura o escândalo da Lava-Jato, Sérgio Machado é denunciado e tudo vai por água abaixo. Hoje, o tal estaleiro está abandonado, nunca lançaram uma barcaça sequer no rio. Carlos Farias, sempre fugia da imprensa quando consultado sobre o dinheiro recebido dos aluguéis, Cido Sério fechou os olhos e os vereadores ignoraram o assunto. Agora, aposentado na administração municipal de Araçatuba e, gozando sempre de “prestígio” e bons contatos, Carlos Farias “virou” assessor pessoal do prefeito de Birigui. Desfila com o prefeito em viagens, contatos de alto nível, mas nunca diz nenhuma palavra sobre o destino do dinheiro recebido de um aluguel ilegal, criminoso que ele fez. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário