domingo, 19 de março de 2017

O pai da transposição do S. Francisco!

Quem é o pai da transposição do Rio São Francisco?

Nem Lula, nem Dilma e nem Temer, o povo brasileiro é o responsável por esta grandiosa obra que consumiu bilhões em impostos deste povo.


O Brasil livrou-se da gestão Dilma Rousseff, mas não das bobagens que a ex-presidente teima em dizer. Em seu site, veio com todas as letras afirmar que "a integração do Rio São Francisco é obra de Lula e Dilma". O que, claro, só faz sentido na narrativas – eufemismo para “mentira” – contadas pelo petismo.


Qualquer pessoa que acompanha a história do Brasil sabe que obras de tamanha magnitude, pelo impacto ambiental, e mesmo pelos custos, chegam a consumir décadas até que encontrem uma conclusão. A transposição do São Francisco foi ainda pior, chegou a atravessar séculos.


As primeiras discussões datam de 1847, no Brasil Império, quando Dom Pedro II ainda reinava por aqui. E foram retomadas nos anos finais da ditadura Vargas. Contudo, o primeiro projeto só chegou ao papel no governo Figueiredo, o último da ditadura militar.


Desde então, vários presidentes dariam sua contribuição ao trabalho. Itamar Franco enviou o decreto ao Senado e iniciou os estudos que viabilizariam a obra, FHC caminhou com a burocracia necessária e criou os comitês que, com participação popular, descentralizaram a gestão dos recursos hídricos.


Lula deu um grande passo na briga com as licenças ambientais do Ibama, ainda que caibam justas questões sobre a dura atuação do ex-presidente contra o órgão. Tudo isso tornou possível ao exército iniciar a obra em 2007, com planos para conclusão cinco anos depois. Mas, em 2013, só a parte que cabia ao exército havia sido entregue.


Há que se considerar ainda que a obra demorou quase dez anos, nesta primeira fase agora inaugurada e o custo elevou-se aos céus Quase R$ 10 Bilhões! Claro, como tudo no Brasil tem uma boa dose de corrupção, superfaturamento, assim não terminaria nunca.


Ou seja… O governo Dilma de fato trabalhou no projeto, mas o atrasou ao ponto de caber a Michel Temer, em 2017, já como presidente, inaugurar o eixo Leste da transposição. Agora todo mundo quer ser o pai da criança, dono da obra. De olho em 2018, Lula esteve neste domingo ao lado da Dilma para “reinaugurar” a obra e fazer comício.


Mas a transposição do São Francisco não é de Temer, de Dilma, de Lula, de FHC, de Itamar, de Figueiredo, de Vargas ou de Dom Pedro. É do povo brasileiro, que com tanto suor bancou mais essa estrutura. (Sobre um texto do site Implicante de 14..17).


Nenhum comentário:

Postar um comentário