sábado, 24 de dezembro de 2016

O legado de Cido Sério -

O legado que Cido Sério deixa à cidade


Admirado e cortejado por alguns, detestado por outros, o prefeito Cido Sério (PT) se prepara para entregar as rédeas da cidade ao seu maior adversário político, a quem derrotou por duas vezes. Ao fim de seus oito anos de mandato, é possível traçar um paralelo daquilo que podemos chamar de legado que o prefeito deixa aos seus concidadãos. Há setores da sociedade que o consideram como o “pior prefeito da história de Araçatuba”. Não deixa de ser um exagero, um abuso por parte de seus críticos, até porque é difícil comparar as administrações passadas com as atuais. Cada gestor, a seu modo fez aquilo que foi possível no momento. Quanto a Cido Sério, sempre fizemos oposição ao seu governo, por razões programáticas, ideológicas, políticas, mas não nos colocamos entre aqueles que o acusam de ter sido de todo ruim, pelo contrário, apesar das diferenças que sempre tivemos, é preciso ter uma visão humanista e lógica reconhecendo os valores, os erros e acertos daqueles que um dia se propuseram gerir os destinos de uma cidade imensa com tantos problemas e dificuldades. Com Cido Sério não foi diferente. É preciso reconhecer que ele errou, cometeu deslizes, cometeu erros, mas é imperativo reconhecer que de forma geral, ele deixa um legado digno de respeito e certamente a história lhe fará justiça. Não se avalia um administrador apenas pelos buracos existentes no asfalto. Daquilo que podemos indicar como acertos, pode-se destacar o seguinte: O governo Cido Sério reformou e ampliou inúmeras escolas municipais dotando-as de instalações modernas, laboratórios de informática, etc. Proporcionou às crianças uniformes escolares, material de uso corrente incluindo as mochilas, criou um plano de carreira para os professores, dando-lhes uma grande valorização. No governo Cido Sério, geriram a educação, dois grandes profissionais - os hoje vereadores, Cláudio Henrique e Beatriz Nogueira.

Na saúde, em que pese ser a espinha no pé do prefeito, houve grandes avanços e retrocessos. Construiu-se novas unidades básicas de saúde, postos de saúde em vários bairros. É bem verdade que algumas dessas unidades não foram sequer inauguradas. A gestão da saúde do município foi um dos erros do prefeito que não acertou na escolha dos secretários. Foi um constante foco de reclamações e polêmicas que desaguaram inclusive no lamentável episódio do fechamento do Hospital da Mulher. Na estrutura urbana houve muitos avanços e melhorias. Milhares quilômetros de ruas foram pavimentadas, recapeadas. É bem verdade que uma cidade do porte de Araçatuba, com um trânsito intenso e avantajado, as demandas são enormes. Há muitas ruas por pavimentar, mas é preciso reconhecer que muito foi feito. Há que se destacar a solução permanente do antigo problema de alagamento e inundação das rotatórias das avenidas Pompeu com Brasília e Pompeu com Baguaçú, que antes causavam enormes transtornos aos motoristas. A revitalização da Av. Pompeu de Toledo, o aumento do leito do córrego que passa nesta bela avenida, também é digno de nota pois resolveu de pronto um antigo e grave problema. Esta avenida tornou-se um cartão-postal da cidade, ponto de encontro e lazer de grande parte da população que ali vai fazer caminhadas. Um dos grandes feitos da administração Cido Sério, que será lembrado pela história, foi a implosão do antigo Hospital Modelo. Cido Sério, depois de 50 anos, teve a coragem política de resolver um problema que se arrastou por anos e que vários prefeitos sucumbiram na tentativa.

Em termos de desenvolvimento econômico e na geração de empregos, o governo Cido Sério teve grande participação. Grandes grupos empresariais se instalaram na cidade e pode-se destacar, o Grupo Mufatto, Rigesa Industrial, Amigão, Tonin, Lojas Havan entre outros que geraram centenas de novos empregos. Grandes lançamentos na área da construção civil, novos condomínios com Alfaville, Dhama, Barcelona, etc. Novos empreendimentos, concessionárias de automóveis, novos bancos de instalaram na praça de Araçatuba e outros ampliaram agências e abriram novas em bairros, demonstrando a pujança do comércio, serviços e indústria. Cido Sério, dentro do programa “Minha Casa Minha Vida”, construiu mais de 7 mil unidades habitacionais, centenas de apartamentos, oferecendo uma moradia digna aos trabalhadores. Nessa sequência, dezenas de novos bairros surgiram na cidade. Novas grandes avenidas foram abertas. Tudo isso gerou mais empregos, mais renda. Cido Sério buscou valorizar o servidor público criando o “Vale-alimentação” e valorizando carreiras. Por último criou a lei de complementação da aposentadoria. A grande obra que vai marcar a administração de Cido Sério, é sem dúvida, o “Atende Facil”, onde ele recuperou um antigo terreno no rico centro da cidade, antes abandonado, enfeiando a região. Ali reuniu-se mais de 600 tipos de serviços prestados pela municipalidade, aliando rapidez no atendimento, eficiência e facilidade.

Entre os méritos dos quais Cido Sério pode orgulhar-se para sempre, está a criação do curso de medicina em Araçatuba, hoje uma realidade. Não resta dúvidas que o prefeito empenhou-se de corpo alma nessa antiga luta. Novas creches foram criadas, os CRAS, diversos serviços de atendimento às pessoas necessitadas. Apesar da eterna polêmica que se estabeleceu, o prefeito que está saindo acertou em sua decisão de fazer a concessão do antigo DAEA, que estava falido, um antro de cabide de emprego de apaniguados e apadrinhados. O DAEA estava esgotado e não teria como dar suporte ao serviço de água e esgoto diante da crescente demanda que a cidade em franco crescimento apresentava. Possíveis erros no formato como a concessão ocorreu, não tira o brilho do ato. Hoje a SAMAR, em que pese as críticas, faz um excelente serviço, recuperando toda a antiga rede de tubulações velhas e vulneráveis. Em relação aos erros praticados pelo prefeito, pode-se destacar vários – nomear secretários petistas de outras cidades, totalmente alheios à realidade da urbe; cercar-se de pessoas envolvidas em atos ilícitos, respondendo a processos e acusadas de delitos graves. Cido Sério foi extremamente infeliz no episódio que ficou conhecido como “Lixão da Água Limpa”. Fechou os olhos a um grave problema e não soube dialogar com a sociedade na busca de uma solução para este grave problema dos resíduos, do lixo da cidade que, acabou transformando numa enorme polêmica com sérias consequências. A lamentável situação do desgaste nacional envolvendo o PT, seguido do impeachment, acabou arrastando Cido Sério para o centro de um turbilhão que respingou em sua administração com um enorme desgaste político e social. De resto, o tempo sendo senhor da razão, julgará os feitos do prefeito Cido Sério. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário