sábado, 5 de janeiro de 2013

Deputado Dilador:


Dilador Borges assume vaga como deputado na ALESP


O empresário Dilador Borges Damasceno (PSDB), assumiu finalmente uma vaga como deputado estadual na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, ainda na condição de suplente do titular Bruno Covas, que é secretário estadual do Meio Ambiente. É, de qualquer forma uma situação efêmera, precária e curta pois já em março de 2014, Dilador forçosamente terá que devolver a titularidade à Bruno Covas, eventual candidato para deputado federal pelo PSDB e que deverá nesta ocasião se desincompatibilizar de seu cargo no governo Alckmin. É mais um dos reflexos dessa forma equivocada de realizarmos eleições a cada dois anos (ver tema anterior deste blog). Assim, Dilador terá contra si várias frentes de pressão – o pouco tempo para mostrar ao eleitor que valeu a pena ter votado nele, sua capacidade de gestionar junto a governador Alckmin e seus secretários no sentido de trazer recursos e altos investimentos na cidade e região e, a enorme expectativa do eleitorado tucano de Araçatuba e região que teve que engolir derrotas seguidas frente ao PT. Certamente, Dilador terá quer mover rios e montanhas para assegurar que essas expectativas não se transformem em frustrações. O apoio do governador Geraldo Alckmin terá que ser cirurgicamente equacionado para fazer frente às enormes demandas. A burocracia não tem ajudado. Um exemplo é o problema do centro de radioterapia, a casamata já construída, pronta para ser utilizada e que, infelizmente só é lembrada quando o governador vem à cidade. Setores do Ministério da Saúde, da Secretaria estadual da Saúde não se entendem e continuam atrasando sobremaneiras o início da prestação desse importante serviço por parte da Santa Casa de Araçatuba.

No plano político, Dilador terá que convencer o eleitor de Araçatuba e região a lhe dar uma nova chance de melhor servir à cidade, conseguindo eleger-se na plenitude da titularidade da deputação estadual em 2014. A tarefa não será das mais fáceis. Dilador Borges terá pela frente que enfrentar grandes nomes da política local e regional que com certeza também se lançarão candidatos a uma vaga na ALESP.  Deverá ter como concorrente eventual, a própria vereadora Edna Flor (PPS), que  é de seu próprio grupo político e, nessa condição disputará voto a voto com o Dilador no mesmo espaço. Depois, teremos ainda como postulante, o vice-prefeito Carlos Hernandes (PMDB) ou o próprio prefeito Cido Sério (PT) ou talvez a 1ª Dama, Cidinha Lacerda, dependendo das negociações e entendimentos à partir do inicio do próximo ano. E tem mais – o ex-prefeito de Birigui, Wilson Borini (sem partido), o atual deputado Roque Barbieri, também de Birigui, mas que abocanha muitos votos em Araçatuba e região. Malgrado esses nomes, um sem-número de candidatos paraquedistas que, infelizmente graças à irresponsabilidade de milhares de eleitores de Araçatuba, arrancam muitos votos aqui e desaparecem. A vida de Dilador Borges não terá facilidade.   Normalmente representantes desses partidos nanicos e, vereadores sem a menor chance de se elegerem, se lançam candidatos mediante “negociatas e barganhas  espúrias” com esses eventuais paraquedistas com a finalidade de venderem apoio e alguns votinhos.

Um outro aspecto relevante dessa novel caminhada política de Dilador Borges, será sua difícil relação com o prefeito Cido Sério. Ambos, Dilador e Cido ainda não desceram de seus respectivos palanques e se tratam de forma agressiva e dispensável, violando o respeito e princípios republicanos de uma boa convivência entre os desiguais. Dilador anunciou em dezembro que pediria à vereadora Tieza para marcar uma audiência, um encontro com o prefeito, para, pelo menos ambos tomarem um café (tema anterior deste blog). Setores políticos avaliam uma enorme barreira. O prefeito Cido Sério anunciou paralelamente que não procuraria o eventual deputado por Araçatuba e diz contar com seus meios próprios junto ao governo tucano do estado (leia-se Deputado Roquinho Barbieri-PTB). Tanto Barbieri como Dilador estão na base de sustentação ao governo Alckmin. Será necessária a intervenção de fortes articuladores políticos acreditados junto ao governo Cido Sério e ao deputado Dilador para que esse cafezinho não fique frio pela demora em ser servido. Interlocutores de ambos os lados precisam desarmar não só o PT como o PSDB numa tentativa de mostrar que o que importa é o interesse público, é a união de forças independente de cores partidárias. Esta não será uma tarefa fácil. Dilador desde a eleição em momento algum reconheceu a derrota ou cumprimentou o prefeito como manda qualquer manual de etiqueta e boas maneiras. Por outro lado, o prefeito igualmente nunca cumprimentou Dilador por sua assunção à ALESP como representante de Araçatuba e região. Retornando à cidade neste final de semana já como deputado empossado, Dilador foi homenageado por seus próceres e amigos com um café na sede do partido onde falou aos presentes e à imprensa sobre suas pretensões como parlamentar. E, parece já querer pavimentar uma nova estrada buscando sua reeleição em 2014 ao tentar juntar os cacos do partido que saiu muito desgastado diante da derrota frente ao PT recentemente. Até mesmo este “escrevinhador” que abandonou a campanha tucana à prefeitura de Araçatuba por discordar dos rumos tomados e da escolha equivocada da vice-prefeita, recebeu gentil convite da assessoria de imprensa do novo deputado para este café. Esta certamente é uma demonstração de que Dilador tentará rearticular, reorganizar suas forças para enfrentar as batalhas acima descritas. Já  escolheu o ex-prefeito de Bilac, José Roberto Rebelatto para ser assessor na ALESP  pelo seu bom trânsito junto aos prefeitos e lideranças tucanas e aliados na região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário