quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Incompetência petista:

Incapacidade e derrotas judiciais marcam o governo Cido Sério


O prefeito Cido Sério (PT), de Araçatuba certamente vai precisar de muitas rezas, acender centenas de velas e apelar para todos os santos. Seu último ano de governo começou da pior maneira, marcado pelas costumeiras derrotas nas inúmeras ações judiciais em que o mesmo figura quer no polo passivo ou ativo. O ano mal iniciou e ele recebeu pesada multa por conta daquela malfadada revistinha elaborada por sua péssima assessoria de comunicação. A Justiça considerou que o prefeito, o vice e a 1ª. Dama, violaram o art. 37, § 1.° da Constituição Federal que trata da publicidade oficial. Depois estourou novo escândalo relativo ao concurso público realizado em janeiro de 2011. O Ministério Público acusa um funcionário da prefeitura de na época ter colaborado na organização das provas, participado como concorrente e ter sido aprovado em 2. lugar. Hoje, nada mais, nada menos é Diretor de Recursos Humanos da municipalidade ! Claro, achando que os 8 mil candidatos que participaram do certame bem como a população de Araçatuba devem ser todos idiotas, entenderam por bem aprová-lo  em 2. lugar, pois em 1. lugar chamaria muito a atenção! O pior de tudo isso é que o prefeito Cido Sério se fecha. Se isola. Não dá nenhuma explicação, como se estivesse tratando não da res pública, mas de algo seu, particular. Cido Sério segue à risca a cartilha petista-lulista  ― passa a mão na cabeça. Nunca se ouviu dizer que alguém tenha sido demitido por incorrer em erro. Alguns  secretários municipais são blindados, acobertados em pura incompetência a começar pela assessoria jurídica. O prefeito é um autêntico “colecionador de derrotas”, tendo perdido seguidas causas nos processos que são movidos contra sua administração. No que tange a licitações públicas, a situação é um desastre completo. O caso dos kits escolares que explodiu logo no começo de seu governo até hoje continua putrefato e numa desesperada tentativa de barrar o processo no Tribunal de Justiça do Estado, foi de novo, fragorosamente derrotado !
A população imagina se ninguém dentro do núcleo de poder não tem a coragem para dizer ao prefeito que isto ou aquilo está errado. Neste ponto, temos que reconhecer que a presidente Dilma tem agido com dureza não compactuando com o mal feito. Contrariamente ao que Lula fazia, a presidente tem cortado a cabeça de ministros e altos funcionários pegos com a mão na botija. Uma dezena de ministros, vários foram “guilhotinados” e o sangue corre nas sarjetas de Brasília. A presidente não quer nem saber, foi pego roubando, a cabeça rola. Agora em Araçatuba, secretários municipais como Consolaro, Ana Beatriz, Tadami Kawata, Evandro Silva, Marcelo Teixeira, o presidente do DAEA , Fares e o Coronel Cruz,  já deviam ter sido exonerados por absoluta incompetência há muito tempo. Competência, capacidade e tino administrativo são virtudes, quesitos indispensáveis para alguém ocupar o cargo de secretário municipal. Parece não ser o caso de Araçatuba. Mesmo em relação à Câmara Municipal, Cido Sério mostrou enorme incompetência ao escolher para líder do prefeito, Joaquim da Santa Casa, cuja sensibilidade, sutileza lembra bem um elefante solto numa loja de louças! Tão logo assumiu, o vereador Joaquim da Santa Casa desancou pesadas críticas contra o ex-secretário Márcio Pires, homem de confiança do prefeito, que sequer mereceu um desagravo público. Depois Joaquim da Santa Casa atacou a AVAPE, empresa contratada pelo prefeito. Com um líder desse, Cido Sério nem precisa de oposição! Nunca ninguém soube se o prefeito em algum momento tenha chamado seu líder ao gabinete e lhe passado uma descompostura. Ai  começaram  as conversas sobre a venda do DAEA. Joaquim da Santa Casa disse que “ouviu dizer ( de quem, será?!),que viria um saco de dinheiro para os vereadores aprovarem o projeto...”
                                                                                                   Foto: Argemiro Santos
Cido Sério e sua equipe tentou de todas as formas esconder a iniciativa de abrir um processo com vistas a privatizar o DAEA. Era algo que ia totalmente contra os planos e idéias do PT, mas desde a expulsão de Heloisa Helena do partido, o "casamento" com Sarney, Collor, Calheiros, Temer, o  PT deixou de ser aquele partido todo imaculado, cheio de gente com virtudes peregrinas. Hoje agrega aquilo que de pior existe na política brasileira. Durante a campanha eleitoral em 2008, o PT usou de  “mão-de-gato” e uma pseudo-candidata espalhou criminosamente um panfleto na cidade acusando o então adversário de Cido Sério, o empresário  Dilador Borges, de que “caso fosse eleito, iria governar para os ricos e vender o DAEA”.  O tempo está ai para mostrar quem mentiu,  quem enganou o eleitorado. Mas como o tempo é senhor da razão, o sonho tresloucado do prefeito em jogar fora o patrimônio público, foi barrado pela justiça acolhendo ação impetrada pelo Dr. Lindemberg Melo e as vereadoras Tieza e Edna Flor. Mais uma nova e grande derrota para o já combalido "curriculum" do prefeito Cido Sério. Para piorar ainda mais a situação, esta semana, o prefeito acorda diante de nova e acachapante derrota ― é condenado em R$ 25 mil por antecipar campanha eleitoral, ao distribuir junto com o vereador Cláudio Henrique, panetones e folhinhas aos humildes moradores do Umuarama e região.  Uma aberta e grave violação à lei eleitoral.  Pior ― consultado pela imprensa se o prefeito tinha conhecimento do fato, iniciativa do vereador, um assessor próximo do gabinete afirmou que sim. Era tudo que não podia acontecer e o chefe do executivo foi arrastado em mais um escândalo plenamente evitável.

Enfim, a incompetência tem sido a marca registrada deste governo petista em Araçatuba. Meses atrás, falando à imprensa, Cido Sério disse que “não teremos mais buracos nas ruas...daqui prá frente, buraco será uma peça de museu...quem quiser ver um buraco terá que ir no museu..” . Bastaram as primeiras chuvas de dezembro para desmentir o prefeito. No tocante à saúde, a UBS do Bairro Nossa Sra. Aparecida, foi inteiramente reformada. Aparentemente uma beleza de serviço. Detalhe, o prefeito não  inaugura, não abre a porta do posto de saúde há mais de um ano. Dizem que tem infiltrações, chove dentro, etc. Enquanto isso  o precário atendimento ao sofrido povo foi distribuído em vários lugares. Os médicos trabalham num pardieiro  onde existia a sede da associação de moradores. O local é todo aberto, na salinha escura onde o médico atende nem tem um banheiro. O teto é antigo, cheio de ninho de pombos e piolhos.  Galinhas, patos, cachorros e gatos da vizinhança “passeiam” entre as pernas do povo que ali espera. Noutro canto, o médico atende nos fundos da Igreja São Geraldo. É preciso chegar de madrugada, ficar de pé, no frio e na chuva. Não há sequer um banco para as pessoas,os  idosos e doentes sentarem. Enquanto isso o prédio reformado, pintura nova já  é alvo de vândalos que sujam as paredes externas e o mato toma conta do resto.  Buracos se espalham pelas ruas da cidade. É bem verdade que a prefeitura tem recapeado as artérias principais da cidade, mas as vias secundárias, nos bairros continuam esquecidas. O trânsito é outro motivo de dor-de-cabeça. Há mais de um ano e meio acabou o sistema de “zona azul” e o titular da Mobilidade Urbana não consegue reorganizar o serviço. Estacionar no centro da cidade tornou-se um enorme caos. Mudanças feitas no sistema viário, contudo,  provocaram mais problemas que soluções. Enfim, certamente o governo Cido Sério não deixará saudades, mas a terrivel lembrança da incapacidade administrativa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário