domingo, 14 de agosto de 2011

Vereadores:

Araçatuba não precisa de mais vereadores !


A  Câmara Municipal de Araçatuba, à exemplo de outras cidades da região terá que nos próximos dias ou semanas decidir em definitivo o número de cadeiras dos vereadores a serem eleitores no pleito de 2.012. Atualmente são 12 os vereadores e este número pode chegar até 23. Cidades da região como Penápolis e Birigui já optaram por aumentar as cadeiras. Birigui dá um péssimo exemplo ao estabelecer um número que, dependendo da posição a ser adotada em Araçatuba, poderá ter mais vereadores num universo de uma população que é metade de Araçatuba. Aliás, é preciso dizer que a Câmara Municipal de Birigui mostra uma imagem extremamente negativa em relação ao cuidado, ao trato com o dinheiro público. Parece que dinheiro não é problema no legislativo birigüiense quando se trata em sangrar os cofres públicos com a contratação de funcionários com elevados salários conforme já denunciamos aqui, e pior, sem concurso público. Como em muitas cidades brasileiras, os vereadores de Birigui são pródigos no trato, no zelo do dinheiro público quando se relaciona em aumentar gastos.  Em Birigui a Câmara sequer dispõem de prédio próprio, paga aluguel para usar espaço no prédio da Associação Comercial graças a erros cometidos por presidentes que por ali passaram.
 
Esta semana, a TV mostrou as cenas vergonhosas, imorais do plenário da Câmara de Rio Preto onde foram votadas, ou melhor, tentaram votar o aumento do número de cadeiras de vereadores além da contratação sem concurso público por parte da prefeitura de mais de 200 funcionários e o aumento de salários  de secretários municipais. A população e estudantes indignados, revoltados com este gesto indecente dos vereadores se mobilizou, sairam às ruas e acorreram em massa para o prédio da edilidade, protestando, gritando, esperneando e, em principio conseguiram pelo menos adiar a votação. O presidente da Câmara, um canalha, um cretino, o mesmo que este ano comprou um carro avaliado em 80 mil Reais para seu uso pessoal, teve que ceder e suspender a sessão. Foi emocionante, reconfortante ver a população lutar por seus direitos, tentar impedir  que os vereadores possam, na calada da noite, aprovarem estas medidas que em nada beneficiam a população. Em Araçatuba não pode ser diferente, o povo, os estudantes, os trabalhadores precisam  estar vigilantes, atentos por que é costume os vereadores votarem estes projetos a toque de caixa, na surdina, na madrugada.
Vários vereadores de Araçatuba já se manifestaram contra aumentar o número de cadeiras, tendo até alguns que proclamam a diminuição, num movimento inédito no Brasil. A população precisa estar vigilante, precisa acompanhar o dia-a-dia através da imprensa, do rádio e TV para não ser surpreendida. Não se pode confiar na maioria desses vereadores que ali estão, pois eles representam primeiro seus interesses próprios, depois os interesses do prefeito. Poucos de fato representam o povo na forma pelo qual foram eleitos. A população desde o ano passado já deu mostras que não deseja o aumento do número de vereadores. Quer através de abaixo-assinado, quer através de opiniões através dos meios de comunicação, o desejo do povo de Araçatuba é para se manter a situação como está. Apenas uns poucos isoladamente querem ampliar, são presidentes de partidos políticos, especialmente esses partidos nanicos cujo titular nem se elegeria sindico de um condomínio ou um quarteirão. No fundo, como todos estão de olho nas gordas têtas da prefeitura, querem mamar, querem, em troca de miúdos votos, buscarem um emprego, querem encostar na administração municipal. O povo precisa estar vigilante para impedir esses desmandos.
O prefeito Cido Sério promoveu um concurso público em janeiro deste ano onde mais de 8 mil pessoas pagaram uma taxa entre R$ 35,00 até R$ 55,00. Anunciou-se cerca de 200 e poucas vagas. Imaginem esses 8 mil candidatos pagando esta taxa.Para onde foi essa dinheirama toda  ? Para a empresa que realizou a prova ?! Para a prefeitura ?”! Quantos até agora o prefeito contratou ? ! Agora a AVAPE  vai promover um processo seletivo para esses selecionados serem contratados pela prefeitura. Só queremos entender essa mecânica. A Justiça mandou o prefeito demitir seus apaniguados, seus apadrinhados, pessoas nomeadas sem concurso e isso até agora não aconteceu. Cadê os vereadores que não cobram uma explicação ? Quando os vereadores de oposição requerem informações, os vereadores de rabo preso com o prefeito fazem de tudo para impedir a aprovação do requerimento. Para quê mais vereadores ? Antes, durante a campanha pregam nos palanques, nas esquinas que vão representar o povo, o bairro, mas tão logo são empossados apunhalam o eleitor, ganham cargos e outras benesses do prefeito de plantão e passam a agir, a atuar contra o interesse da população. É esta a realidade que aí está, por isso defendemos que o número de vereadores continue do jeito que está, e vamos mais longe, se fosse possível se fechar  para sempre essa imoralidade chamada câmara municipal, assembléia e o congresso em Brasília, seria o maior gesto em defesa do interesse público. Infelizmente a democracia tem que tolerar essas verdadeiras “casas de tolerância”  e a nós do povo, só cabe pagar esta conta, carregar nas costas este fardo chamado “políticos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário