quarta-feira, 29 de março de 2017

O poder dos blogs e sites...

Alguém duvida do poder dos blogs e sites políticos? 


O saudoso apresentador Chacrinha já dizia “Quem não se comunica, se trumbica”. E isso se aplica ao governo “Dilaflor” que esconde, sonega informações que são públicas para aqueles que criticam a administração municipal. Os tucanos nunca gostam de serem criticados, mas adoram criticar seus adversários e muitas vezes usando de baixaria, sordidez, ataques e ofensas imorais, acusações pessoais. O prefeito Dilador Borges nomeou o pecuarista Manuel Afonso Filho para secretário de Governo acumulando também a direção da área da comunicação social. Um enorme erro! Criador de gado, acostumado como todo fazendeiro rico a mandar e desmandar em sua propriedade, muitas vezes exagerando até na forma como se relaciona com seus “peões”, sem experiência e vocação para essa relevante área das relações sociais, o secretário vem usando sua “autoridade” para esconder informações solicitadas pelo site “Política e Mais”, por pura perseguição ao jornalista Sérgio Guzzi que fiscaliza de perto as atividades do prefeito e denuncia os erros, as mazelas. Liberdade de expressão, de opinião é algo que essa gente desconhece.

Dilador Borges errou ao jogar a responsabilidade da área das comunicações com a sociedade para alguém totalmente alheio ao assunto. E esse erro é maior quando todos sabem que ao lado do atual prefeito, há quase 10 anos trabalha uma grande jornalista, uma profissional de admirada expressão e competência, a dedicada jornalista Kelly Taiacolo. Não se compreende as razões que levaram o chefe do executivo a deixar de escanteio essa brilhante profissional e nomear uma pessoa completamente alheia e ignorante na área. Certamente, tivesse Kelly Taiacolo as rédeas, o comando da Secretaria de Comunicações, reduzida à nada pelo prefeito, muitos desencontros e problemas de informações seriam evitados, pois sendo uma profissional como é, saberia lidar e aparar as arestas que vão surgindo ao longo do tempo. Kelly Taiacolo tem jogo de cintura, credibilidade, paciência e sabe como ninguém respeitar seus pares, colegas de profissão e age com profissionalismo e respeito a todos.

Certas nomeações para cargos políticos acabam criando mais problemas que soluções. Uma cidade do tamanho de Araçatuba, apresenta problemas gigantescos e o prefeito espera que seus auxiliares diretos, seus assessores mais próximos contribuam com soluções até mesmo em respeito ao elevado salário que recebem. E justamente numa área que deveria manter uma ponte, uma ligação direta com a sociedade e esta ligação se faz através dos meios de comunicação rádio, TV, jornais impressos, as redes sociais, blogs, sites e outras plataformas da moderna linguagem universal, aí o prefeito peca ao nomear um “coronel”, um fazendeiro, criador de gado, muito respeitado em sua área, diga-se de passagem, mas desligado, alheio a este importante meio de informação, fonte permanente de atritos e desencontros, que deveria necessariamente ser preenchido por um profissional adequado e cremos que a jornalista Kelly Taiacolo reúne essas condições de competência e credibilidade, que em muito ajudariam o prefeito na solução dos problemas da administração.



Querer diminuir, ignorar, desprezar as redes sociais no serviço de informar a opinião pública é no mínimo uma estupidez, uma irracionalidade sem par! Alguém nos dias de hoje pode afirmar que o povo, a sociedade em geral usa as redes sociais para se informar, mais que jornais com CNPJ ou rádios e TVs?! É de uma burrice, uma estupidez, uma ignorância querer desprezar estas plataformas de comunicação. Quem derrubou o ex-secretário Ermenegildo Nava?! Quem derrubou a ex-secretária Marly Garcia?! Quem derrubou o ex-diretor Celso D’Alkmin?!!! Alguém ousa duvidar da força, do poder dos blogs, dos sites, das redes sociais?!!! Estes que hoje, transitoriamente ocupam cargos públicos ou políticos, DEVEM satisfações, devem obrigações ao povo! Devem ficar atentos que a sociedade hoje está vigilante “ad eternum” e cobra ações, cobra dos agentes políticos que trabalhem e prestem contas de seus deveres e obrigações. Desprezar isto é suicídio politico! É burrice!

domingo, 19 de março de 2017

O pai da transposição do S. Francisco!

Quem é o pai da transposição do Rio São Francisco?

Nem Lula, nem Dilma e nem Temer, o povo brasileiro é o responsável por esta grandiosa obra que consumiu bilhões em impostos deste povo.


O Brasil livrou-se da gestão Dilma Rousseff, mas não das bobagens que a ex-presidente teima em dizer. Em seu site, veio com todas as letras afirmar que "a integração do Rio São Francisco é obra de Lula e Dilma". O que, claro, só faz sentido na narrativas – eufemismo para “mentira” – contadas pelo petismo.


Qualquer pessoa que acompanha a história do Brasil sabe que obras de tamanha magnitude, pelo impacto ambiental, e mesmo pelos custos, chegam a consumir décadas até que encontrem uma conclusão. A transposição do São Francisco foi ainda pior, chegou a atravessar séculos.


As primeiras discussões datam de 1847, no Brasil Império, quando Dom Pedro II ainda reinava por aqui. E foram retomadas nos anos finais da ditadura Vargas. Contudo, o primeiro projeto só chegou ao papel no governo Figueiredo, o último da ditadura militar.


Desde então, vários presidentes dariam sua contribuição ao trabalho. Itamar Franco enviou o decreto ao Senado e iniciou os estudos que viabilizariam a obra, FHC caminhou com a burocracia necessária e criou os comitês que, com participação popular, descentralizaram a gestão dos recursos hídricos.


Lula deu um grande passo na briga com as licenças ambientais do Ibama, ainda que caibam justas questões sobre a dura atuação do ex-presidente contra o órgão. Tudo isso tornou possível ao exército iniciar a obra em 2007, com planos para conclusão cinco anos depois. Mas, em 2013, só a parte que cabia ao exército havia sido entregue.


Há que se considerar ainda que a obra demorou quase dez anos, nesta primeira fase agora inaugurada e o custo elevou-se aos céus Quase R$ 10 Bilhões! Claro, como tudo no Brasil tem uma boa dose de corrupção, superfaturamento, assim não terminaria nunca.


Ou seja… O governo Dilma de fato trabalhou no projeto, mas o atrasou ao ponto de caber a Michel Temer, em 2017, já como presidente, inaugurar o eixo Leste da transposição. Agora todo mundo quer ser o pai da criança, dono da obra. De olho em 2018, Lula esteve neste domingo ao lado da Dilma para “reinaugurar” a obra e fazer comício.


Mas a transposição do São Francisco não é de Temer, de Dilma, de Lula, de FHC, de Itamar, de Figueiredo, de Vargas ou de Dom Pedro. É do povo brasileiro, que com tanto suor bancou mais essa estrutura. (Sobre um texto do site Implicante de 14..17).


domingo, 5 de março de 2017

Temer cairá?

O presidente Michel Temer cairá? 


Não cremos. Acompanhando a cena política brasileira como acompanhamos, conhecendo nossas leis como conhecemos, podemos afirmar que dificilmente o presidente Michel Temer deixe o poder antes do término de seu mandato. E a razão é muito simples a lentidão e passividade do judiciário, a infinidade de inúmeros recursos, apontam na direção de que mesmo que o TSE – Tribunal Superior Eleitoral venha cassar a chapa Dilma/Temer, os prazos, os recursos vão favorecer o presidente. Supondo que o ministro Hermann Benjamin, do TSE que se aposenta em outubro e corre contra o tempo para apresentar seu relatório, sendo aprovado, o presidente Temer deverá recorrer no próprio TSE que vai demorar aí uns meses para julgar este recurso. E Temer continuará no cargo. Caso seja mantido o voto de Hermann Benjamin, Temer ainda pode recorrer ao STF – Supremo Tribunal Federal. Aí, já vimos como as coisas funcionam. Até o Pleno do STF julgar em definitivo, transitar em julgado, vão se passar meses e aí já estaremos em plena campanha eleitoral de 2018, não se fazendo mais sentido prático de se afastar o presidente, realizar nova eleição para algum oportunista cumprir os poucos meses que restarão do atual mandato. Espera-se um tom de bom senso dos ministros do TSE e do STF.


Supondo hipoteticamente que Temer seja afastado ainda em 2017, o que entendemos muito improvável. Aí deve acontecer uma nova eleição de forma indireta para que o eventual eleito cumpra apenas os meses restantes do atual mandato que tem por fim o dia 31 de dezembro de 2018. A Constituição Federal, como não poderia ser diferente, é claramente omissa sobre a forma como esta eleição ocorreria. O artigo 81, § lº. Esclarece que “ocorrendo a vacância nos últimos dois anos (2017-2018) do período presidencial, a eleição para ambos os cargos será feita trinta dias depois da última vaga, pelo Congresso Nacional, na forma da lei”. Ora, a Carta Magna não explicita quem seriam os candidatos, se partidos poderiam indicar postulantes ou se apenas os congressistas atuantes, deputados ou senadores poderiam candidatar-se. Fatalmente essas omissões gerariam inúmeros questionamentos por parte de partidos junto ao TSE e ao STF o que acarretariam mais atrasos ainda. Tudo isso geraria uma grande instabilidade político-institucional e administrativa, jogando o país num caos sem precedentes.


Por esta razão defendemos a permanência do atual governo, mesmo com todos os defeitos, falhas e erros que possam ocorrer, o que é normal neste país onde a corrupção e a bandalheira estão institucionalizados. Afastar Temer agora geraria inúmeros transtornos, uma enorme crise política, um desarranjo na administração pública e uma gigantesca desconfiança perante a comunidade internacional. Temer herdou um caos completo deixado por Lula e Dilma. Herdou um deficit orçamentário de quase R$ 300 Bilhões de Reais. O PT destruiu a economia, acabou com o Plano Real. O PT de Lula e Dilma é responsável por essa imensa crise financeira. Os ladrões e corruptos do PT aliados a PMDB e até ao PSDB levaram o país a este buraco sem fundo. Querer cobrar de Michel Temer a solução de gravíssimos problemas em apenas poucos meses, é de uma irresponsabilidade sem par.