sábado, 13 de agosto de 2016

Agora é Luis Fernando da Lomy!

Agora é Luis Fernando da Lomy!
Os três candidatos a prefeito: Luis Fernando da Lomy, Hélio Consolaro e Dilador Borges (Foto: Sérgio Guzzi)

Superada a fase das convenções partidárias, estão aí na boca do povo as três chapas de candidatos a prefeito de Araçatuba. O PT, abandonado, isolado, desprezado vai apresentar à apreciação do eleitorado, o Profº. Hélio Consolaro tendo como vice, a também Profª. Durvalina Garcia. Ambos já foram vereadores e nos últimos 7 anos, Consolaro foi secretário da Cultura do atual prefeito Cido Sério que não apóia esta candidatura. Os tucanos sempre aliados ao PPS, apresentam pela terceira vez, o nome do empresário Dilador Borges (PSDB) tendo a vereadora Edna Flor (PPS) como vice. Dilador apesar de insistir mais uma vez, é um notório colecionador de derrotas políticas, tendo já disputado duas eleições para prefeito e duas para deputado estadual, em 8 anos de fracassadas tentativas, nunca conseguiu atingir seus objetivos. É suplente de deputado estadual. O terceiro candidato é o empresário da área de construção civil, o eng. Luis Fernando da Lomy, do PTB, dono de uma  grande empresa que atua diretamente na construção de grandes edifícios, condomínios gerando milhares de empregos. Tem como vice, o empresário Ricardo Mungo (PTdoB), filho do ex-vereador Edval da Madeireira.  

Araçatuba passa por uma fase difícil como praticamente todo o país exigindo assim que o eleitor avalie, analise criteriosamente o nome daquele a ser sufragado nas urnas. A cidade tem problemas estruturais urbanos a exigir que o futuro prefeito tenha um vasto conhecimento técnico da gravidade desses problemas e a conseqüente busca das soluções. Podemos citar entre os gravíssimos problemas que necessitam uma urgente tomada de decisão e solução, a Av. 2 de Dezembro, a Av. Juscelino Kubistchek, as pontes que caíram há quase 10 anos, a Av. João Arruda Brasil, inúmeros bairros sem rede de esgoto, água, energia elétrica, asfalto, creches, escolas, transporte, as áreas sujeitas à inundações como a Lagoa das Flores, áreas no Planalto e Jussara,  as unidades de saúde por terminar, sem contar problemas na área da saúde, educação, segurança e a administração em geral. Requer assim, um prefeito que tenha um perfil ligeiramente técnico, que tenha uma visão prática, técnica e pontual sobre cada um desses graves problemas, sem deixar outros. O futuro prefeito  precisa ter um olhar macro e micro sobre cada detalhe, cada necessidade, cada solução. Alguém lembra de como era feia, horrível aquela área próxima da Câmara Municipal? Então, Luis Fernando reformou o prédio e implantou ali o belo Hotel Araçatuba Plaza e também resgatou a história ao recuperar o antigo prédio de 1929 onde hoje está a  Caixa Federal, mantendo a arquitetura original. Foi aí que pude ver, este é o homem! 

Em 2015, numa conversa informal que tive com o empresário Luis Fernando da Lomy, na sede de sua empresa, falávamos despretenciosamente sobre os vários problemas estruturais da cidade. Entre uma xícara de  café e outra, a implosão do antigo Hospital Modelo, foi ventilada. Nisso, Luis Fernando afirmou: “Eu, fosse prefeito não teria derrubado o esqueleto daquele hospital...Poderia ter feito estudos técnicos, levantamentos necessários e buscaria formas de readaptar, reutilizar aquela estrutura...Poderia levar prá lá o tal anexo do fórum ou mesmo a nova prefeitura de Araçatuba...”  É bom lembrar que o prefeito Cido Sério torrou cerca de R$ 800 Mil Reais para realizar a implosão. Derrubou o prédio e daí? Depois dessa conversa, percebi que de fato, o engenheiro Luis Fernando da Lomy, poderia ser o grande prefeito que a cidade necessita! Sim! Ele tem capacidade técnica invejável! Tem um olhar próprio, capaz de detectar o problema sem necessitar do concurso de outras pessoas. Imaginem um prefeito sendo engenheiro?! Alguém se lembra da grande administração Cotrim-Agnaldo Ferraz?! O vice Ferraz era engenheiro, tinha uma enorme visão não só técnica como empresarial e administrativa.
 Não há menor dúvida! Luis Fernando é o melhor preparado para ser prefeito!


Foi ali que aprendi a admirar essa figura humilde, humana, dedicada e extremamente preocupada com o ser humano. Todos se lembram que ano passado, o fogo consumiu, destruiu uma humilde casinha de um amigo nosso, jovem advogado Samuel Lima Chamma, que, sem condições, teve que abrigar-se em casa de vizinhos com sua mãe e sobrinhos. A O.A.B. através de vários amigos, grandes parceiros se mobilizou, a comunidade ajudou e esse empresário com um enorme coração se dispôs a reconstruir toda a casa. Destacou uma equipe de arquitetos, engenheiros e pedreiros, carpinteiros, eletricistas e a casa, em pouco tempo foi inteiramente reconstruída. Ali aprendi mais uma vez a admirar esta figura com um enorme coração. Antes, estava decidido a apoiar outro candidato, mas pensei, analisei e cheguei à conclusão que Araçatuba precisa de um gestor, um administrador capaz, com um olhar técnico acima de tudo e um gerente competente. O orçamento de Araçatuba em 2017 será de R$ 500 Milhões e precisa estar nas  mãos de alguém capaz. Esta pessoa é Luis Fernando da Lomy. Um voto tecnicamente correto! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário