domingo, 30 de setembro de 2012


30/09/2012 - 05h30

Maioria rejeita influência de igrejas na eleição em SP


RICARDO MENDONÇA
EDITOR-ASSISTENTE DE "PODER"

A maioria dos eleitores de São Paulo rejeita a influência das igrejas na eleição para prefeito, revela a última pesquisa do Datafolha na cidade.
O instituto fez duas perguntas diretas aos eleitores. Primeira: você votaria num candidato apoiado pela Igreja Universal do Reino de Deus? Segunda: e se fosse alguém apoiado pela Igreja Católica?
Nos dois casos, o "não" venceu com larga vantagem: 70% dizem que não votariam num candidato apoiado pela Universal, e 57% dizem que rejeitariam um nome patrocinado pela Igreja Católica.
Poucos eleitores admitem votar num candidato apoiado abertamente por uma das duas igrejas. Mas o número de eleitores que aceita a influência religiosa é expressivo o bastante para fazer diferença numa eleição competitiva como a de São Paulo.
Segundo o Datafolha, só 5% dos eleitores dizem que votariam em alguém apoiado pela Igreja Universal. Se um candidato tivesse o apoio da Igreja Católica, 9% dizem que votariam nele para prefeito.
A Universal é liderada pelo bispo Edir Macedo, dono da TV Record, e tem 126 mil adeptos na capital, de acordo com o Censo 2010, do IBGE. Os católicos somam 6,5 milhões, ou 58% da população.
A influência religiosa tem sido uma das questões mais debatidas na campanha eleitoral de São Paulo. Em parte, isso ocorre por causa da presença de membros da Universal no comando da campanha de Celso Russomanno (PRB), que tem 30% das intenções de voto e lidera a disputa.
O PRB é presidido por Marcos Pereira, bispo licenciado da Universal. Outros nomes da executiva da sigla também têm ligações com a denominação evangélica. Russomanno, que faz questão de dizer que é católico, tem repetido que a Universal não terá nenhuma influência em sua administração se for eleito.
Há alguns dias, a Arquidiocese de São Paulo, liderada pelo cardeal dom Odilo Scherer, divulgou uma nota insinuando que a vitória do candidato do PRB representaria uma ameaça à democracia.
O texto foi redigido após a circulação de um artigo de Pereira vinculando a Igreja Católica a uma cartilha anti-homofobia que o governo pensou em distribuir em escolas.
Dias depois, Russomanno recebeu um aceno de outro líder católico. Dom Fernando Figueiredo, bispo da Diocese de Santo Amaro, disse confiar muito "na sinceridade, honestidade e no modo de agir e pensar" do candidato.
O Datafolha também investigou se, na opinião dos eleitores, a Universal e a Igreja Católica estão apoiando algum dos três candidatos mais bem posicionados na disputa. Apesar do esforço que alguns adversários têm feito para ligar Russomanno à Universal, a quantidade de eleitores que enxergam apoio da igreja a ele é minoritária.
Para 37%, a Universal o sustenta. Outros 63% não sabem responder, acham que ela é neutra ou está trabalhando contra o candidato.
Já a Igreja Católica é vista por 17% como apoiadora de José Serra (PSDB), candidato que, desde o início da disputa eleitoral, mantém uma frequente agenda de visita a cultos de igrejas evangélicas.
Para cerca de 40%, a Igreja Católica tem se mostrado neutra em relação aos três principais candidatos.
A pesquisa mostra ainda que a nota da arquidiocese contra Russomanno pode não ter sido percebida como ato de oposição ao seu nome Somente 14% dos eleitores dizem que a Igreja Católica atua contra o candidato do PRB.
O Datafolha ouviu 1.799 pessoas em 26 e 27 de setembro. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos para mais ou para menos.

(sobre um texto da FOLHA DE SÃO PAULO)


sábado, 22 de setembro de 2012

7 DE OUTUBRO


ELEIÇÕES: A RETA FINAL DA CAMPANHA ELEITORAL


                                                       Exatos 15 dias marcam a chegada da reta final da campanha eleitoral deste ano com eleições de prefeitos e vereadores em todo o país. A situação em Araçatuba não apresenta alterações com a amostragem de duas pesquisas de intenção de votos divulgadas pelos jornais da cidade. A “Folha da Região” que costumeiramente contrata uma empresa chamada UP e “O Liberal Regional” contratou o IBOPE. Desde o ano passado, fora ainda do período eleitoral, Dilador Borges sempre aparecia com larga vantagem sobre Cido Sério, devido aos buracos e outras situações que depunham contra o atual prefeito. Bastou deslanchar o processo eletivo já agora, a mesma UP mostrou um novo quadro onde Cido Sério saltou 12 pontos à frente de Dilador Borges e, ironicamente, partidários do PSDB colocam em dúvida o resultado apresentado afirmando inclusive que a pesquisa “foi comprada”, ao contrário,  antes quando Dilador Borges sempre à frente, ninguém questionava esses números. Um banho de água fria sobre os tucanos veio com os novos números apresentados pelo ”O Liberal Regional”, confirmando a ascendente linha de Cido Sério.
O prefeito de forma surpreendente parece ter conseguido fôlego, recursos em Brasília e atacou em todos os lados da cidade com obras de asfaltamento, recapeamento, construção de prédios para unidades de saúde, escola, etc. Com uma certa celeridade, funcionários do município se apressam em mostrar serviço e, isso parece ter dado resultado mercê das pesquisas que apontam uma vitória expressiva do atual prefeito. No debate promovido pela “Folha da Região”, Cido Sério mostrou-se cauteloso, alheio ao fragor do debate, longe de ser questionado já que o espetáculo de circo mambembe ficou por conta do intenso tiroteio verbal entre Cinti e Dilador. Se Sidney Cinti estava ou está à serviço da candidatura petista ninguém sabe ou tem certeza, mas conseguiu provocar sérios arranhões na já combalida situação do candidato tucano. Por seu turno, o grupo de Dilador Borges mantém uma prática desde o inicio do ano em processar o adversário, enchendo a mesa do juiz eleitoral de seguidas e dispensáveis ações processuais que em nada contribuem para arrebanhar eleitores e conseguir votos. É uma orientação equivocada e desnecessária já que muitas dessas ações só terão algum resultado bem depois das eleições. Por outro lado, ao fazer acusações sem provas e desprovidas de fundamentação, o programa de TV do PSDB sofreu inúmeros cortes dando margem para que o PT usasse minutos preciosos em retratação.
A campanha em si não conseguiu seduzir o eleitor. Foi-se os bons tempos dos grandes comícios, os shows que empolgavam o povo. Hoje, por conta de uma legislação dura e coercitiva, aliada à mão firme e presente do juiz eleitoral, praticamente os candidatos não podem fazer nada e a única coisa visível pelas ruas da cidade são os famigerados carros de som que mais atrapalham que ajudam e os cavaletes com a cara dos candidatos, alvos da irritação do povo visto que atrapalham o trânsito, a acessibilidade. O segundo debate, agora promovido pela TV Bandeirantes foi um enorme fracasso. Praticamente ninguém assistiu nem ficou sabendo. Engessado, amarrado em regras duras, impedia os candidatos de se manifestarem mais. Desta vez, Dilador talvez melhor orientado  falou mais acertadamente mas não teve público e, Cinti, talvez com os puxões de orelha que deve ter recebido por conta da enorme baixaria protagonizada no debate anterior, fez com que este evento fosse prejudicado. Como no outro debate, o prefeito Cido Sério buscou ficar longe dos holofotes e pouco foi exigido. Nos momentos em que podia, mostrava suas realizações de forma serena sem agredir os adversários.
O programa eleitoral dedicado aos vereadores, é um desfilar interminável de um verdadeiro circo dos horrores. Candidatos patéticos, ridículos, idiotas sem o menor senso, se dão ao trabalho de irritar ainda mais o eleitor. Um caminhão de candidatos evangélicos, muitos destes com o privilégio de dispor diretamente de um celular com Deus, o Altíssimo, se anunciam representantes indicados pelo Criador, outros prometendo o impossível e a execução de obras e tarefas exclusivas do executivo. No fundo, a maioria desses candidatos estão querendo pegar uma gorda têta para mamarem, não sabem sequer o papel de um vereador, não sabem falar, não sabem nada, são uns perfeitos idiotas que viram alvos da chacota e do deboche. Pior será na hora da contagem dos votos. Muitos desses sequer votam neles mesmos, ou recebem votos da esposa ou da própria família. Urge uma reforma eleitoral capaz de atender às expectativas da opinião pública. Este modelo que ai está é superado. Esses carros de som, os cavaletes são objetos detestáveis que em nada contribuem para angariar votos e precisam ser repensados. Agora é esperar o dia 7 de outubro próximo. Quem viver verá!


sábado, 8 de setembro de 2012

Ficha Suja ?



317 Candidatos a prefeito foram barrados pela 

"Ficha Limpa"


Os TREs (Tribunais Regionais Eleitorais) barraram até agora a candidatura a prefeito de 317 políticos com base na Lei da Ficha Limpa, mostra levantamento do jornal  Folha de São Paulo nos 26 Estados do país.
O número deve aumentar, já que em 16 tribunais ainda há casos a serem julgados.
Entre esses fichas-sujas, 53 estão no Estado de SP.
Na divisão por partido, o PSDB é o que possui a maior "bancada" de barrados, com 56 candidatos --o equivalente a 3,5% dos tucanos que disputam uma prefeitura. O PMDB vem logo depois (49). Há algum tempo atrás, o ex-ministro e ex-governador cearense, Ciro Gomes afirmou que “o PMDB era um ajuntamento de bandidos cujo chefe era o então presidente da Câmara Federal Michel Temer”, hoje, vice-presidente da República. O PT aparece na oitava posição, com 18 --1% do total de seus postulantes a prefeito.
Todos os candidatos barrados pelos tribunais regionais podem recorrer ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral). A presidente do tribunal, Cármen Lúcia, já disse que não será possível julgar todos os casos antes das eleições, mas sim até o final do ano, antes da diplomação dos eleitos.
Os nomes barrados pelos TREs irão aparecer nas urnas eletrônicas, mas todos os seus votos serão considerados sub judice até uma eventual decisão no TSE.
Exemplo: se o ficha-suja tiver mais votos, mas seu recurso for rejeitado, assume o segundo colocado na eleição.
Entre os barrados, destacam-se o ex-presidente da Câmara dos Deputados Severino Cavalcanti (PP-PE) e a ex-governadora Rosinha Garotinho (PR-RJ).
Severino tenta se reeleger prefeito de João Alfredo (PE) e foi enquadrado na lei por ter renunciado ao mandato de deputado federal, em 2005, sob a acusação de ter recebido propina de um concessionário da Câmara.
Já Rosinha Garotinho, atual prefeita de Campos (RJ), teve o registro negado sob a acusação de abuso de poder econômico e uso indevido de meios de comunicação durante as eleições de 2008.
A maioria dos barrados foi enquadrara no item da Lei da Ficha Limpa que torna inelegível aqueles que tiveram contas públicas rejeitadas por tribunais de contas.
De iniciativa popular, a lei foi sancionada em 2010, mas só passa a valer na eleição deste ano. A lei ampliou o número de casos em que um candidato fica inelegível --cassados, condenados criminalmente por colegiado ou que renunciaram ao cargo para evitar a cassação.
"A lei anterior era permissiva demais", disse Márlon Reis, juiz eleitoral e um dos autores da minuta da Ficha Limpa. Para André de Carvalho Ramos, procurador regional eleitoral de São Paulo, os próprios partidos vão evitar lançar fichas-sujas.
Em Araçatuba, basicamente não tivemos casos graves de barrados pela lei da Ficha Limpa. Alguns candidatos tiveram problemas com o registro de suas candidaturas principalmente por não terem prestado contas de seus gastos – receita e despesa na última eleição. Alguns conseguiram contornar este problema, outros recorreram.
No entanto, de forma emblemática, a candidatura de Dilador Borges (PSDB), sofre questionamentos por conta do fato de sua companheira de chapa, Clarice Andorfato (DEM), ter seu nome ligado à um gigantesco escândalo financeiro em que seu marido, Domingos Martin Andorfato, ex-prefeito, foi responsabilizado pela falência de três consórcios pertencentes à família, que resultaram em enormes prejuízos para milhares de pessoas que pagaram religiosamente seus compromissos e ficaram à ver navios, nunca receberam seus bens. Isso arranhou a candidatura tucana e muitos eleitores se afastaram do grupo de Dilador revoltados com tal escolha (sobre um texto da FOLHA DE SÃO PAULO - 8/9/12).



domingo, 2 de setembro de 2012

DEBATE ELEITORAL:



Um desfilar de ataques pessoais e muita baixaria


(Foto: FOLHA DA REGIÃO)

Nos ensina o grande mestre Aurélio que “debate é troca de ideias em que se alegam razões prós ou contra, com vistas a uma conclusão...” . Em que pese todo o esforço da FOLHA DA REGIÃO em patrocinar o debate entre os prefeituráveis de Araçatuba, essa máxima não foi levada em conta. Se debater é discutir, trocar ideias alegando razões prós e contras com vistas a uma conclusão. Naturalmente, essa conclusão deveria, seria a explanação de propostas eleitorais com vistas a convencer o eleitorado na busca de se obter o voto. Mas, para quem assistiu ou ouviu o aguardado debate nesta semana, ficou apenas a imagem triste, deplorável de um desfilar de agressões pessoais, uma baixaria digna daqueles piores programas do mundo cão que a TV nos brinda. Sidney Cinti e Dilador Borges,  esqueceram as mais simples regras da boa convivência, das relações humanas, do bom trato e da elegância de homens públicos e protagonizaram cenas deploráveis e dispensáveis ao vociferarem diatribes , acusações levianas de caráter pessoal, familiar que com certeza nenhum só eleitor estava interessado em saber e que em nada influi no desenvolvimento e na administração da cidade.

Cinti que já foi prefeito, parece ter saído de algum sarcófago, sequer mora em Araçatuba. É uma figura política ultrapassada. Seu tempo se foi. Depois dele nasceu uma nova geração que não o conhece e provavelmente ele nem se elegeria vereador pois seu suposto eleitorado igualmente se perdeu no tempo. Seu partido é daquelas siglas nanicas, sem quadros que teve que colocar o próprio irmão como vice, numa prática nefasta de puro clientelismo e nepotismo condenável. O partido é tão insignificante que juntando todos, cabem num fusca e a convenção se realizou na casa do vice. Apresenta apenas dois candidatos a vereança que ninguém os conhece. Cinti veio apenas tumultuar, bagunçar o pleito eleitoral. Não tem nenhuma chance de eleger-se, é um fanfarrão usual e escolheu como alvo, Dilador Borges, que mesmo tendo conhecimento antecipado dessa situação, escorregou nas palavras, baixou o nível do debate e perdeu-se nas acusações e críticas. O confronto esperado com o prefeito Cido Sério não aconteceu. Não foi Cinti que trouxe ao centro do debate a acusação que ronda de boca em boca de que Dilador agride sua esposa. Foi o próprio Dilador Borges que de forma ingênua, inequívoca levantou esta questão. Pior – acusou de forma subjetiva Cinti de “ter trocado de esposa”. Era tudo que Cinti queria para incendiar o ambiente e partir para a baixaria explícita com alegações pontuais sobre Dilador ser maçon, e que nunca deu um cheque sem fundo...etc.

Por outro lado, Dilador Borges, apesar de ser formado em Direito, não domina bem o tema pois não deveria fazer acusações sem provas, sem sustentação, tanto que vem perdendo espaço no horário de TV por conta disso. A assessoria de Dilador deveria melhor orientá-lo como por exemplo, acusar Cido Sério de ter sido cassado por causa dos kits escolares é um erro grosseiro. Tanto não foi cassado  que é candidato legitimamente registrado. Houve uma condenação do juiz singular, monocrático que está agora em vias da instância superior. Isso é pueril,  só podemos impingir à alguém a pecha de condenado, depois do “trânsito em julgado”, ou seja, nesta questão tudo pode acontecer, inclusive nada. Outro erro – Dilador afirmar que “em minha empresa eu procuro comprar o mais barato...”  O grande mestre em Direito Administrativo, Hely Lopes Meireles, ensinou que “Na Administração Pública não há liberdade nem vontade pessoal. Enquanto na administração particular é lícito fazer tudo que a lei não proíbe, na Administração Pública só é permitido fazer aquilo que a lei autoriza. A lei para o particular significa ‘pode fazer assim’; para o administrador público significa ‘deve fazer assim”. Nas compras feitas pela prefeitura, nem sempre deve prevalecer essa ideia de ”mais barato”. Há princípios que regem as licitações públicas que devem levar em conta além do menor preço, a melhor técnica, o maior lance, a menor tarifa, etc. Dilador Borges demonstra total desconhecimento ao fazer essa afirmativa de “comprar o mais barato”. Nem sempre o mais barato é o melhor que interessa à Administração Pública. Dilador parece estar seguindo a cartilha do prefeito biriguiense Wilson Borini que transformou a prefeitura em algo seu, como se a administração municipal fosse um prolongamento de sua empresa. Age de forma ditatorial, soberana e passa o trator sobre todos, não ouvindo ninguém, nem mesmo a Câmara Municipal.   Dilador Borges é de fato um empresário de sucesso, qualificado em sua área de atuação, mas será que é isto que interessa ao eleitor? A administração Pública deve pautar-se na legalidade, na impessoalidade e demais princípios estabelecidos no art. 37 da Constituição Federal. Ao assumir as rédeas da administração municipal o prefeito deve despir-se de seus interesses pessoais, deve ouvir os segmentos da sociedade, os vereadores, etc. Não nos parece que o discurso do candidato tucano aponte esta direção.

E Cido Sério  ? Blindado pela situação grotesca que se apresentou, o prefeito foi ofuscado pelos gritos de Cinti e Dilador. Atacado minimamente ainda teve direito de resposta assegurado pela organização do debate para explicar-se. Foi só. Aproveitou os poucos momentos de exposição, e tranquilamente falou de suas realizações e conquistas. Passou incólume do lamaçal em que Cinti e Dilador se chafurdavam. Se alguém saiu vitorioso desse embate sem dúvida foi Cido Sério. O candidato do PSOL, Boer, ilustre desconhecido, apenas usou seu tempo para delirar, apresentar propostas fantasiosas e incabíveis demonstrando claramente sua falta de conhecimento da gestão pública. Desmerece maiores comentários.  O debate serviu apenas para trazer à luz, a certeza do despreparo de homens, de cidadãos que anseiam conduzir os destinos de uma grande cidade, com quase 200 mil habitantes. Despreparo este marcado pela frustração pessoal, pela ambição desmedida, falta de humildade e imenso descontrole emocional diante de situações extremas que se exigem dos homens públicos, serenidade, controle emocional e acima de tudo, vocação para gerir a “res pública” de forma equilibrada, coerente e responsável. Isso com certeza o debate não mostrou.