sábado, 14 de abril de 2012

POLÍTICA: Só tem ladrões!

Política: Só tem ladrões !


Presidente, Ministro de Estado, Governador, Senador, Prefeito, Deputado Federal, Deputado Estadual, Desembargador, Procurador, Promotor, Vereador, Delegado, Secretário de Estado, Assessor. Os mais destacados e desejados cargos públicos deste país, os mais nobres, ou pelo menos deveriam ser. Mas, infelizmente os “ocupantes” transitórios das mais elevadas funções na hierarquia do poder estatal diuturnamente maculam, mancham suas funções ao serem citados, denunciados geralmente pela imprensa por terem metido a mão no dinheiro público. Este país herdou um modelo sórdido, pérfido de administrar que remonta ao período colonial seguido pelo império e a marca tem sido desde aquele tempo em que Cabral aqui aportou, a corrupção, a ladroeira. Ser político no Brasil é sinônimo de mau caráter, ladrão, corrupto, estelionatário. O próprio Niemayer descreve que ao construir Brasília não imaginava que as curvas, a beleza estética da cidade serviria para abrigar tanta podridão, tanto mau caráter. Ser político requer abrir mão de escrúpulos, virtudes. Já se disse que o homem sério, responsável, honesto não entra na política. Mas alguns poucos sonhadores acham que vão mudar o costume adquirido lá por volta de 1500. Passaram-se mais de 500 anos e o Brasil não mudou e com certeza não mudará. Em 1967, em pleno regime militar, visitava o Brasil, o célebre presidente francês, General Charles De Gaulle, recebido pelo então presidente, o Marechal Castelo Branco. De Gaulle teve a indiscrição de afirmar que “o Brasil não era um país sério!” Pouca coisa mudou de lá para cá.

Quando sentamos todos os dias diante da TV para assistir ao noticiário, vemos um desfilar nebuloso dos fatos  que ocorrem no dia-a-dia da administração pública em geral. É uma vergonha vermos importantes figuras da sociedade, do mundo político, envolvidos em atos de corrupção. Este caso agora do bicheiro Cachoeira desnudou uma das figuras até então mais sérias e respeitadas em Brasília, o senador Demóstenes Torres (DEM), atingido mortalmente pela lama fétida e asquerosa do submundo criminoso que arrasta inúmeras outras pessoas do alto escalão do governo do Distrito Federal, do governo de Goiás, chegando às portas dos gabinetes dos governadores Agnelo Queiróz (PT) e  Marconi Perillo (PSDB). A corrupção é densamente democrática e contempla todos os partidos.    Aí surge o cartorialismo, a desesperada tentativa de autoproteção, já que todos possuem telhados de vidros. Ninguém escapa ao tiroteio da mídia. Prestes a assumir a presidência do STF – Supremo Tribunal Federal, o ministro Ayres Brito já adiantou que em face das eleições e da pauta, o processo do “Mensalão” dificilmente será julgado este ano. Quiçá em 2013. O destino aguardado ansiosamente pelas centenas de cabeças coroadas é sem dúvida a prescrição. Ninguém preso, ninguém punido neste que foi o maior escândalo político da história deste país, patrocinado por uma quadrilha montada na ante-sala do ex-presidente Lula, aquele que nunca sabia de nada, não ouvia e nem falada nada. As mais proeminentes e destacadas figuras do governo petista caíram, arrastadas pela enxurrada de denúncias que se seguiu. Ninguém preso, ninguém punido. Muitos deles até reeleitos como José Genoino (PT) e João Paulo Cunha (PT). Milhões e milhões de Dólares, Euros, Reais circulando de banco em banco, ora transportados em malas, cuecas, meias, entre páginas da Bíblia, sob os olhares complacentes das autoridades e o povo estupefato.

Esta semana, uma denúncia grave e inesperada do envolvimento de dois desembargadores que presidiram o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte. Desviavam o dinheiro dos precatórios. Deputados estaduais do Maranhão e Amapá, acrescentando mais de R$ 100 Mil aos seus salários. Denúncias e escândalos estouram todos os dias. Ideli Salvatti (PT) ex-senadora, Ministra da Pesca que certamente como Marcelo Crivela nunca colocou a minhoca no anzol, comprou um punhado de lanchas equipadas sabe-se lá prá quê, que estão apodrecendo por ai. A brincadeira irresponsável de Lula  de transpor as águas do Rio São Francisco para o semi-árido, já enterraram bilhões e tudo parado. Esse PAC não passa de propaganda mentirosa do governo. E a Copa do Mundo ? Farta seara para esses ladrões travestidos de homens públicos. Quase nada foi feito, operários de forma criminosa organizando greves. Com o cronograma atrasado, a pressão da Fifa será o mote para se decretar emergência em tudo e dispensar as licitações. É o sonho, é tudo que essas ratazanas do erário estão aguardando.  Romário está certo, vamos passar vergonha e a roubalheira será geral. Quem viver verá. Dos mais distantes e pequenos grotões até as megalópoles passando pelas médias cidades se roubam, se locupletam e enriquecem às custas do dinheiro público. Poucas e raras exceções e exemplos de dignidade, caráter e respeito à res pública   E ainda tem esses irresponsáveis inconseqüentes lutando para aumentar o número de membros desse fechado clube que lamentavelmente o ingresso é dado através do voto popular. O Congresso não passa de um retrato em preto e branco da sociedade brasileira. Nenhum daqueles ocupantes de um mandato eletivo entrou pela porta do fundo. Todos entram pela frente, mas poucos fazem o caminho de volta acobertado pela honradez, pelo respeito do povo. Claro, aqui ou ali tem alguns poucos honestos. A  maioria sai às escondidas, nas madrugadas fugindo pelos fundos com os bolsos cheios, certos   da impunidade.  Esta é a realidade brasileira, lamentavelmente.

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Partidos Nanicos:

Numa atitude irresponsável, 


vereador quer aumentar o 


número


 de cadeiras na Câmara Municipal !





O vereador Joaquim da Santa Casa deixou cair sua máscara e mostra a dimensão de seu caráter e o tamanho de sua irresponsabilidade. Em que pese ser um homem idoso, cabelos brancos, deveria, pelo peso de sua idade, pelo posto que ocupa, dispensar maiores cuidados com sua ações. Age como um menino birrento que quer por todos os meios pegar um novo brinquedo. Mesmo depois de dizer de forma nada correta sobre a história do tal saco de dinheiro, até hoje não explicada,  agora desafia nossa inteligência ao afirmar "não temer nada.....e o faz por sua consciência", ao defender a ampliação do número de cadeiras dos  vereadores, passando dos atuais doze para dezenove. Desafia a opinião pública que, em ampla maioria de votos dados numa pesquisa da FOLHA DA REGIÃO, deixou claro  não desejar mais edis. E quais as razões que levam este político a agir de forma tão irresponsável? Ele diz que tem um acordo com os chamados partidos nanicos. Esses tais pseudos-partidos, não passam de agremiações de aluguel, à disposição do leilão eleitoral que certamente vai ocorrer. São partidos de uma só pessoa, que usando de subterfúgios, fingem apoiar este ou aquele candidato sem olhar ideologia ou doutrina. São siglas caça-níqueis, cujos presidentes estão na busca desesperada de um emprego comissionado como vemos ai na atual administração, onde ganham muitas vezes sem trabalhar e sem concurso. São partidos desmoralizados junto ao eleitorado, incapazes de elegerem um guarda de quarteirão, quiçá um vereador. É este o compromisso rasteiro, desproposital de Joaquim da Santa Casa, que deveria é honrar o compromisso primeiro com o povo ao invés de apunhalar o eleitorado. Por quê esse desespero em garantir uma boquinha na Câmara para estes inúteis que aspiram um cargo político?


Para início de conversa, a Santa Casa de Misericórdia onde esse infeliz vereador trabalhou por muitos anos, deveria acioná-lo judicialmente e proibindo-o de continuar jogando na lama o nome de uma instituição tão séria e respeitável. Desde que se elegeu vereador nesta legislatura, Joaquim Pereira de Castilho, vem metendo os pés pelas mãos em atitudes duvidosas, demonstrando ser uma pessoa desprovida de seriedade, de responsabilidade. Tão logo assumiu, num gesto equivocado e demonstrando sua total incompetência, o prefeito Cido Sério o escolheu para Líder na Câmara Municipal. Joaquim Pereira de Castilho, numa atitude que surpreendeu a todos, logo de cara atacou o então  secretário municipal de Gestão Estratégica, Márcio Pires, homem da confiança do prefeito. Em seguida, desceu o porrete na AVAPE, empresa OSCIP contratada pelo prefeito Cido Sério. Ninguem entendeu o estúpido comportamento deste vereador. Meses depois, quando começaram as primeiras conversas sobre a concessão do DAEA, em plena sessão da Câmara, “burramente”, Joaquim Pereira de Castilho, afirmou que “viria um saco de dinheiro para que os vereadores aprovassem o projeto...”. Apesar das negativas do prefeito, a indiscrição de seu líder quase vira uma CPI. Afirmação esta hoje cristalizada pelas ações seguidas de se tentar vender o DAEA. Graças à fraqueza e submissão dos vereadores que apóiam o PT, a investigação não deu em nada e sequer o Ministério Público resolveu o problema.


Agora, vem Joaquim Pereira de Castilho com essa marmelada, esse discurso despudorado, cínico e irresponsável de “ter compromissos com os partidos nanicos e que vai lutar em plenário nem que seja só com seu voto!. E por quê essa repentina vocação de defender os nanicos ? Parodiando Shakeaspere, “há algo de podre...por trás dessa disposição” inusitada deste vereador. Esses partidos nanicos são agremiações despretensiosas e descompromissadas sem a menor vocação ideológico-partidária, se colocando à disposição do leilão eleitoral que se aproxima, num autêntico vale tudo, no quem dá mais. Oferecem especialmente ricos segundos (não minutos) no famigerado horário eleitoral que nada tem de gratuito. Oferecem espaços para serem usados por franco-atiradores atacarem adversários. Qualquer paroquiano sabe quais as reais e funestas intenções desses partidos geralmente presididos por verdadeiros mercenários de plantão, dispostos à venderem até a alma com o intuito de se locupletarem às custas daqueles interessados em comprarem suas consciências. Prestam, na verdade um desserviço à democracia, à atividade política honesta e limpa. Estão à cata de um emprego comissionado qualquer, mesmo que seja para administrarem apenas uma mesa cheia de poeira. São os tais que querem de qualquer maneira ampliarem as cadeiras no legislativo na defesa de seus próprios e sórdidos interesses. Lamentavelmente, Joaquim Pereira de Castilho, se presta à este serviço sujo, imoral, baixo de dar guarida, sustentação à esta pérfida iniciativa.


Temos que louvar, em nome da decência, da dignidade política e para não jogarmos todos na mesma vala comum, que a grande maioria dos atuais vereadores, à bem da verdade é contra e já se manifestaram publicamente não desejarem o aumento de mais vereadores. Há até setores que pregam a diminuição. Esperamos que mantenham a coerência e sepultem este famigerado projeto junto com seu autor de forma definitiva. O atual presidente, Cido Saraiva, inúmeras já se posicionou contra a infeliz idéia. Quem viver, verá!