sábado, 23 de abril de 2011

Zona Azul:

Vereadores retiram projeto da Prefeitura
Quando criticamos o prefeito Cido Sério (PT) e, reiteradas vezes afirmamos estar ele mal assessorado, mal acompanhado e mal  orientado, o fazemos com fulcro naquilo que toda a cidade assiste perplexa, atônita: uma administração perdida, desorientada e esvaindo-se aos poucos. Esta é a opinião, o retrato das inúmeras reuniões realizadas por várias entidades  representativas da sociedade, preocupadas com os rumos que o governo municipal toma ao passar da metade do tempo de seu mandato. Segundo  tais entidades, capitaneadas pela Associação Comercial, OAB e Associação Médica, dos 13 pontos indicados na proposta de governo do então candidato petista Cido Sério, 9 não foram cumpridas ! E vão mais longe ― o próprio presidente da Associação Comercial disse que o governo municipal está “meio perdido”.
Agora, para demonstrar mais uma vez a incompetência, a capacidade técnica daqueles que deveriam elaborar um projeto de lei e este ser enviado à Câmara Municipal digno de sua aprovação, vem o prefeito municipal passar vexame, de momentos depois de sua fiel bancada de apoio ter aprovado um requerimento pedindo urgência na aprovação do projeto que estabelece a Zona Azul, ter que retirar o referido documento por iniciativa do próprio vereador líder do prefeito pois, antes mesmo de entrar em discussão, já “faz água”. Está eivado de erros grosseiros, graves afrontas à lei e fadado à ser enterrado. O projeto não esclarece como este zoneamento para controlar o estacionamento no centro da cidade vai funcionar; não estabelece os percentuais a serem arrecadados para o município, o número de vagas oferecidas, e como se processará a licitação.  Os próprios vereadores da bancada do prefeito voltaram atrás e desta vez foram mais prudentes. Não vão dar um cheque em branco para Cido Sério. Já estão sendo alvo de um processo por aquela malfadada reforma administrativa. Preferiram esquecer o “regime de urgência” e retiraram o projeto da pauta.
Causa espanto ver que a tal Secretaria de Mobilidade Urbana, responsável pelo projeto, mesmo dirigida pelo Cel. Cruz, faz alusão ao 5. BPMI, que nem mais existe na cidade,  visto ter sido substituído pelo CPI-10  aqui sediado. Vereadores da oposição fizeram coro nas críticas ferindo de morte o projeto que deverá, depois de 8 meses ser refeito. Quer a prefeitura voltar a utilizar os talonários de papel que foram usados alguns anos passados. Em tempos de informatização,  tecnologia e tendo em vista que já tivemos aqui experiência no controle do estacionamento de veículos feito por máquina e mais recente com aquela chave que era recarregada, retornar o  uso de talonário é no mínimo uma estupidez inominável, uma insensatez jurássica !
No futebol existe aquela máxima — “em time que está ganhando não se mexe”. Com certeza não é este o caso da administração Cido Sério que padece de um desacerto no eixo central daquilo que poderíamos chamar de administrar. O prefeito vai entrar para a história por não ter colocado uma só lâmpada nas ruas no Natal. Não fez uma festa sequer na virada do ano e enterrou o carnaval de rua, a alegria do povão. Nem é bom lembrar dos buracos. Primeiro foi um incidente entre o prefeito e o secretário da Cultura. Naquele episódio ou Hélio Consolaro devia ter pedido demissão ou o prefeito tê-lo demitido. Depois veio o desastrado anuncio que a 1ª. Dama iria “ficar no pé” de Tadami Kawata por conta dos buracos. Num autentico processo de fritura política, o titular da SOSP que vem trabalhando com insuperáveis dificuldades, também deveria ter pedido demissão. A realidade mostra que o prefeito parece não querer mexer nesse time. Alega o chefe do executivo que as obras e aquilo que ele está fazendo não são mostrados. A quem cabe mostrar ? Quer nos parecer que o prefeito tem uma enorme dificuldade em exteriorizar, mostrar aquilo que está fazendo, se é que faz. Estaria sua assessoria de comunicação comunicando ? Esqueceram a lição do Chacrinha ? Na verdade Cido Sério já deveria estar analisando os pontos nevrálgicos e onde as coisas não funcionam. Em qualquer botequim nas esquinas esburacadas da cidade ele teria respostas. Secretarias como a SOSP, Educação, Negócios Jurídicos, Turismo, Saúde e Comunicação Social precisam de novos ares, novos rumos, novos nomes. Não funciona ? Não está produzindo ? Basta uma canetada e pronto !


domingo, 17 de abril de 2011

Buracos Reprovam o prefeito:

População reprova o prefeito Cido Sério !


Em enquete formulada pelo jornal FOLHA DA REGIÃO, durante um mês e divulgada neste domingo (17/4/11), o prefeito Cido Sério foi fragorosamente reprovado pelos cerca de mil participantes da pesquisa ! Cerca de 57,4% dos pesquisados deram nota 1 para o alcaide. Apenas 1,2% concederam nota máxima, 10. Certamente estas doze pessoas devem ter uma boa  alma ou amizade,  parentesco com o prefeito, devem ter algum cargo como funcionário fantasma ou algo parecido ou talvez estejam de brincadeira com este levantamento. Dar nota 10 para Cido Sério só pode ser uma piada de muito mal gosto. O forte da pesquisa reprovou o prefeito. Se estivesse na escola seria reprovado nem pegaria uma dependência. Estes números apresentados mostram o quanto a administração do PT de Cido Sério é desprezada pela grande maioria da população. E Cido Sério anuncia ser candidato a reeleição. É muita coragem !
Apenas 10,1% dos questionados avaliaram entre nota 6 e 10 sendo que cerca de 8,9% dos entrevistados pesaram o prefeito com notas entre 1 e 5. Cerca de 3,5% votaram com a nota 7. Este sem dúvida é o número fatal se levado em conta comparando com o quesito em nível escolar. Agora a nota 1 foi fatal para o prefeito apontada por mais da metade da população. No Jardim América a situação piorou em função dos problemas decorrentes da Lagoa das Flores que todo final de ano a população dos arredores sofre com as inundações. Desde o primeiro ano do mandato, o prefeito se comprometeu na solução do grave problema mas nem mesmo a vitória petista de Dilma Rousseff  conseguiu aliviar a barra de Cido Sério. Moradores da região preconizam que esta nota ( 1 ) será permanente caso não seja encontrada uma saída plausível.
Na verdade, estes números levantados pela FOLHA DA REGIÃO,   um diário sério, respeitável que logo completará 39 anos de plena atividade e que no correr desse tempo angariou a credibilidade e respeitabilidade da opinião pública, não deixa margem à dúvidas sobre aquilo que a maioria da população pensa sobre a desastrada administração de Cido Sério, que noutras oportunidades temos classificado sempre como  mal assessorado, mal orientado. Por outro lado, mesmo cheio de boas intenções, o prefeito tem acertado  nalguns pontos contudo, Cido Sério tem enorme e intransponível capacidade de exteriorizar, de mostrar aquilo  que esteja dando certo. Sua área de comunicação, de relações públicas é fraca, impotente frente à real necessidade de se mostrar ao povo aquilo que o prefeito e sua equipe de secretários esteja produzindo. A Secretaria  de Comunicação Social nem consegue abrir uma licitação que irá contratar empresas que cuidará da imagem, da publicidade da administração. Quando conseguir este feito o governo terá acabado.
A pedra no sapato de Cido Sério é a pedra, ou melhor, são  as pedras. Milhões de pedras ! Não poderíamos deixar de lembrar Carlos Drumond  de Andrade e sua poesia sobre a pedra no caminho. Cido Sério tem milhões, bilhões, trilhões  de pedras soltas pelas ruas da cidade, pelo caminho . As tais operações “tapa buracos” não surtem efeitos. São Mal feitas. Os funcionários da SOSP  jogam de qualquer  jeito uma massa asfáltica e vão embora deixando o caminho aberto e os carros passam e afundam o local. A chuva é outro componente que tira o sono do prefeito. O DAEA  também de maneira até irresponsável contribui com o aumento desse verdadeiro desastre urbanístico, fazendo buracos e mais buracos pelas ruas e deixando à céu aberto. Depois fica um jogo de empurra-empurra até se descobrir quem é o dono do buraco. Mesmo tapando muitos desses buracos, dessas crateras, o prefeito não consegue e não conseguirá reverter esta terrível situação de uma malha asfáltica com talvez mais de 40 anos e certamente esta pedra irá permanecer dentro do sapato do prefeito por muito tempo. Cido Sério joga a culpa nos prefeitos anteriores pela péssima qualidade do asfalto, mas quando candidato andando em campanha não viu como estava a situação das ruas de Araçatuba ? Prometeu solucionar em cerca de 8 meses e agora ?

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Ditadura do Silêncio:

Cido Sério impõe "Lei da Mordaça" aos funcionários municipais !
É vergonhosa e beira o ridículo esta iniciativa do prefeito Cido Sério em impor uma verdadeira "lei da mordaça" entre o secretariado, diretores e outros funcionários da administração municipal, numa tentativa até irresponsável de esconder da opinião pública informações que fundamentadas na Constituição Federal devem ser dadas ao povo. O prefeito está como sempre equivocado, mal assessorado e mal orientado ao dizer que não tem que prestar contas de seus atos. Tem sim. Um dos principios que regem o sistema democrático é o da ampla publicidade. Esconder informações, omitir, deixar de receber e repassar dados à imprensa é um absurdo inominável e inaceitável.
Temos que lamentar também a vergonhosa situação de  submissão,  baixeza e humilhação com que os vereadores da bancada do prefeito se comportam em ajudar a esconder as informações que devem ser prestadas a povo. Esta semana, prá variar, os vereadores que apesar de eleitos para defenderem o povo, estranhamente passam a defender o prefeito, votaram contra iniciativa da oposição em mudar o regimento interno para obrigar por meio da Justiça para que o prefeito responda os requerimentos. E pensar  que vereadores como Papinha que apóia o prefeito já passou por esta situação de ter seus requerimentos respondidos de forma evasiva, incompleta, omissa. Mas, interesses escusos movem esses políticos.  É lamentável que  possam sujeitar-se como verdadeiros cães sabujos e participarem de um gesto que contraria o interesse público. Esses vereadores precisam ter em mente que ano que vem vamos varrer de novo como um verdadeiro tsunami os tais que agem contra o povo. É vergonhosa a posição do secretário de Comunicação Social da prefeitura , Marcelo Teixeira que vive em permanente "saia-justa" tentando explicar o inexplicável. No mínimo deveria pedir demissão do cargo. Humilhação tem limites. Os jornalistas de uma maneira geral estão no honroso e patriótico dever de informar ao povo os atos dos homens públicos que em Araçatuba em sua maioria se comportam de forma covarde e leniente. 
Esta semana também, um motorista do SAMU teve a coragem, a hombridade de denunciar à imprensa, o péssimo estado de conservação de uma ambulância e se recusou a trabalhar no veículo. Como  era de se esperar, foi afastado de suas funções. Não podemos esquecer  os inúmeros acidentes, inclusive com mortes ocasionados desde o ano passado que envolveram ambulâncias de Araçatuba. Um gari que trabalha naquele local nauseabundo  que chamam de rodoviária também falou com repórteres da TVI/SBT. Certamente terá sua língua cortada para servir de exemplo aos demais funcionários, que de alto a baixo devem obedecer a lei do silêncio. Reclamar jamais, falar com a imprensa será motivo de retaliação, de perseguição.  Este é o modelo petista de governar. Desde Lula que nunca sabia, via ou escutava nada. Está aí o escândalo do Mensalão mais que provado que o ex-presidente dizia ser uma farsa. Farsa é esta forma covarde de governar tentando omitir, enganar e postergar informações à imprensa. Cido Sério não faz jus ao nome, é uma decepção. 
O prefeito reclama de perseguição da imprensa, da elite e empurra o lixo para debaixo do tapete. Vai chegar o momento que este tapete ficará pequeno. Os secretários especialmente o titular das Comunicações, de uma forma  geral, parecem ter sofrido uma lavagem cerebral  e apresentam um discurso unificado. Sempre começam falando: “..o prefeito Cido  Sério e o vice Carlos Hernandes...” .  Ridículo, humilhante demonstrando que “alguém”  orientou a todos para sempre falarem o nome do prefeito e do vice. É muita humilhação imposta a profissionais que sabemos respeitáveis mas que precisam submeter-se à esta verdadeira política de controle da informação nos moldes dos tempos de Getúlio Vargas. É lamentável que o PT, um partido que surgiu para defender a democracia, a ética na política, possa agir, possa atuar de forma tão vil, tão rasteira praticando exatamente tudo aquilo que antes combatia. O PT e seus quadros se nivelou no mais baixo nível político e administrativo misturando-se com o que de pior existe na política brasileira e lamentavelmente faz escola em Araçatuba. A lei da mordaça impera nos corredores da prefeitura e ninguém ouse desafiar esta determinação.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Não é piada de português!

Tinha que ser em Portugal: Lula é “Doutor Honoris Causa”
Não é mais uma piada de português digna de boas risadas, mas trata-se de um assunto sério mesmo. O ex-presidente brasileiro Lula foi homenageado pela tradicionalíssima e secular Universidade de Coimbra com o título de “Doutor Honoris Causa”, em fino latim, “por causa ou em razão da honra”. Honra concedida por universidades do mundo para pessoas que de destacaram em prol das artes, ciências, filosofia, da política, paz mundial, serviços em prol do desenvolvimento humano e as boas relações entre os povos da terra. Geralmente só é concedida para quem tem nível superior, doutorado e outras distinções acadêmicas. Fernando Henrique Cardoso tem este titulo agraciado pelas mais respeitáveis instituições universitárias do mundo. Lula morria de inveja de FHC pelo fato de não ser doutor. Antes de deixar o cargo foi homenageado com este título pela “expressiva” Universidade Federal de Alfenas, Minas Gerais . Acredita-se que a reitora deva pertencer aos valiosos quadros do PT e não podia deixar escapar esta oportunidade de bajulice ao então presidente.

Não se sabe quais os critérios adotados pela Universidade de Coimbra, fundada lá pelo século 13 onde estuda a fina flor da sociedade lusitana, para escolherem o ex-presidente brasileiro para receber esta comenda, mas não há que negar um forte componente político por trás deste ato. Lula, antes dizia ter tido apenas o diploma de torneiro mecânico, do SENAI, depois receberia o diploma de deputado federal e presidente da República. Formação escolar de verdade, Lula nunca teve e atribui isso à origem pobre no interior pernambucano, veio num “pau-de-arara” trabalhar em São Paulo e, no começo de sua carreira sindical e política “assassinava” o vernáculo “ Lula deu uma boa melhorada no seu linguajar nos anos em que disputou e perdeu seguidos pleitos presidenciais mas, mesmo estando presidente, falava muita bobagem e “atropelava” verbos, concordância, etc. Enfim, Lula falava como o povo e para o povo.

Fica difícil imaginar o hoje cidadão Luis Inácio Lula da Silva portando um anel ou outro adorno relativo a esta comenda. Lula está mais prá um freqüentador de um botequim, segundo suas próprias palavras e um torcedor no meio da Geral corintiana que um portador de um título honorífico concedido por uma universidade com o nome e a respeitabilidade de Coimbra. Para quê serviria de útil, de prático para Lula este título ? Com certeza nem ele saberia responder, muito menos explicar ao seu netinho o significado desta honra recebida. Agora, discutir uma partida de futebol onde o Corinthians perdia para o São Paulo, certamente, o ex-presidente daria uma aula!  Na verdade, Lula tomou gosto pelo poder, viajar pelo mundo no avião presidencial, freqüentar o noticiário e, ele não quer deixar a cena política. Este prêmio caiu em suas mãos num momento propício.

As relações internacionais do governo Lula foram as piores possíveis. A diplomacia brasileira optou por aproximar-se da África, de países controlados e dominados pelos piores ditadores sanguinários ainda existindo entre nós como Fidel Castro, Armadinejad, Chávez, Gadaffi, Bashar Al-Asad e outros tantos dessas republiquetas pobres e miseráveis dominadas por clãs e líderes violentos. Não há muito a se comemorar e nem se sabe ao certo a motivação de Coimbra em homenagear o ex-presidente brasileiro. Dizer que Lula contribuiu para a paz mundial beira o ridículo. A cena grotesca dos universitários portugueses estendendo a capa negra do uniforme para que Lula caminhasse até o local da cerimônia lembrou tempos medievais e nos leva a acreditar de fato o quanto Portugal vive olhando para o passado e coloca-se sempre entre países atrasados, mesmo estando em plena Europa que só aceitou os portugueses na Comunidade Européia por não ter como livrar-se desta parte do continente.   Enfim, os cartunistas, os humoristas vão ter muita criatividade para marcar este evento nos brindando com mais uma piada portuguesa, com certeza !